Browse By

Bombeiro de Poços participa de treinamento aéreo

O 3º sargento Felipe Muniz da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foi um do 8 militares, que participaram do Curso de Tripulantes Operacionais e Técnico de Apoio de Solo e Suprimentos Aeronáuticos promovido pela 2ª Companhia Especial de Operações aéreas – CEOA / BOA– situada em Varginha.

Curso contou com a participação de 8 militares do 6º COB

A turma de militares, todos integrantes do 6º COB de Poços de Caldas, participou do curso dividido em duas fases. A primeira foi a fase de formação teórica e a prática com 15 dias de treinos utilizando a aeronave.

Entre as atividades de socorro estão a utilização da técnica do Mac Guire, técnica de rapel de extração, prática de combate a incêndios florestais, por meio de lançamento de água, utilizando uma bolsa de água com 500 litros.

Foram 60 dias de aula teórica e treinamento

Os militares também participaram do treinamento de içamento de carga em rede específica, uso do cesto de resgate em local de difícil acesso, embarque e desembarque em voo pairado, uso do guincho elétrico da aeronave, utilização da maca sked e pousos em locais restritos.

Militares agora participam de estágio

Para o comandante da 2ª CEOA, Capitão Nelson, o curso é de suma importância devido à complexidade das atividades aéreas e o elevado risco para a tripulação, sempre como o foco na segurança de voo, sendo várias técnicas desenvolvidas pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Ao todo foram 22 matérias ao todo, 60 dias de curso e muita técnica na arte de voar para salvar.  Os militares que foram transferidos para Varginha realizam estagio por 45 anos e depois já estarão aptos para atuar nos atendimentos que envolvam o resgate aéreo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *