Browse By

Fake News: Saúde desmente boato sobre roubo de coletes e crachás de agentes da dengue

A circulação de mensagens pelas redes sociais sobre suposto roubo de coletes, crachás e bolsas de agentes de endemias, responsáveis pelas visitas em residências para o combate ao mosquito transmissor da dengue, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde emitisse uma nota desmentindo o boato.

Aviso nas redes sociais induz população crer que o roubo foi em Poços de Caldas

As mensagens dão conta de que os materiais foram roubados para serem usados por criminosos que se passariam por agentes para cometerem furtos e assaltos após terem a entrada facilitada nos imóveis.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a mensagem foi compartilhada sem a preocupação com a checagem das informações que não são verdadeiras e isso tem dificultado o trabalho dos agentes.

“Nesta terça a tarde já tivemos recusas de moradores que não deixaram os agentes entrar nas casas exatamente por medo, depois que esta falsa informação foi divulgada. Isso é muito ruim, porque prejudica o trabalho exatamente no momento em que estamos fazendo o LIRAa que é uma pesquisa que precisa também da colaboração da população para ser feita”, explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Programa de Combate ao Aedes aegypti.

O LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti que antes era realizada três vezes ao ano, agora acontece quatro vezes em 12 meses, segundo orientações do Ministério da Saúde, de forma a ampliar e tornar mais constante o acompanhamento do índice de infestação do Aedes em Poços. O último LIRAa realizado em janeiro, em 3.500 imóveis, de todas as regiões da cidade, manteve Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia.

Em Poços, atualmente são 78 agentes de endemias, que trabalham com camiseta e/ou colete e também portam crachá que se não estiver visível, pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita. Na dúvida a população pode ligar na Vigilância Ambiental que é o 3697-5977.

Aviso j[a circula na internet desde 2015 – foto blog do Flavio Campos

Boato sobre roubos de materiais de agentes de endemias circula há anos na internet. Em setembro de 2015, o jornalista esportivo, Flávio Campos publicou no blog dele, o aviso sobre o roubo dos coletes em Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *