Browse By

IRPF 2018: Contribuinte já pode verificar se caiu na malha fina

O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda 2018 no último dia 30, já pode consultar junto a Receita Federal se caiu na malha fina.

Mais de 70 mil declarações foram entregues na Delegacia de Poços – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Desde o dia 1º de maio, a consulta está disponível no site da Receita Federal para que o contribuinte possa verificar sua situação.  O contribuinte que por ventura preencheu algum valor errado  ou deixou de  declarar alguma informação como o rendimento de um dependente, por exemplo, deve ficar atento, pois certamente pode ter algum problema com a declaração.

Para verificar basta acessar o site da Receita( www.receita.fazenda.gov.br) e no portal e-CAC – Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal,  para acompanhar o processo da declaração do imposto de renda.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, o quanto antes o contribuinte detectar alguma pendência, mais tempo ele terá para resolver o problema evitando ser convocado pela Receita Federal para esclarecer o motivo pelo qual caiu na malha fiscal.

“Caso esteja em malha fiscal o ideal é que o contribuinte verifique o motivo e  já faça a retificação e já faça a retransmissão a declaração e não espere pela convocação do Leão”, orientou o delegado.

Feita a consulta e o contribuinte for informado que ele já está em fila de restituição, significa que está tudo certo com a declaração entregue.

A Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas que abrange 26 municípios na região recebeu este ano 70.481 declarações do imposto de renda. De acordo com a Superintendência Regional da 6ª Região Fiscal  este  número equivale a quase 3% das declarações entregues no estado de Minas Gerais.
A Receita lembra que os contribuintes que perderam o prazo estão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Em Minas Gerais, foram entregues 2.634.983 declarações, que correspondem a 9,38% do que foi entregue em todo o Brasil. No total 28.086.790 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *