Browse By

Parceria promove destinação correta de material reciclável

Uma parceria firmada entre a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA em Poços de Caldas com a Cooperativa Ação Reciclar tem contribuído para a destinação correta de material reciclável na unidade do município.

Por meio da parceria já foram destinadas 14 toneladas de material para cooperativa em 2017

A iniciativa firmada recentemente com a cooperativa faz parte das ações de sustentabilidade da mineradora que tem certificação ISSO 14.001, por meio da eco eficiência da produção de alumínio e na gestão de resíduos.

Através da parceria em 2017 foram entregues para a cooperativa cerca de 14 toneladas de materiais reciclados.

De acordo com o gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Hamilton Wuo,  embora a coleta e reciclagem de resíduos já ocorra há alguns anos, a CBA busca sempre melhorias contínuas do processo de destinação e coleta, por meio de parcerias que otimizem o processo. “A parceria entre a CBA e a Cooperativa surgiu da necessidade de uma empresa qualificada para o tratamento dos resíduos recicláveis. Nosso objetivo era fazer a destinação correta e ter um retorno social de apoiar várias famílias que vivem do trabalho de reciclagem”, afirma o gerente.

A Cooperativa que atualmente tem 30 cooperados atua no município, realizando a coleta, triagem, processamento e comercialização dos materiais recicláveis com parceria da Prefeitura de Poços de Caldas na coleta seletiva de todo o município.

Segundo o analista administrativo da CBA Thiago Gaspar, responsável pela coordenação do projeto dentro da unidade, o envolvimento de todos foi importante para o sucesso da parceria. “Cerca de 70% do resíduo gerado na unidade é reciclado, os 30% restantes é o orgânico e é destinado à compostagem. Antigamente esse material reciclável era destinado a outras empresas com custo para o envio do material para a reciclagem”, explica.

Para o sucesso da iniciativa, a CBA criou ações para que todos os empregados, terceirizados e visitantes fossem orientados e seguissem a política de destinação correta dos resíduos. De todo o material reciclável destinado à cooperativa, Thiago cita papel, papelão, metal, caixas de leite e vidro. Além disso, a CBA contou com apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg, que ajudou a qualificar a Cooperativa tecnicamente para atendimento de algumas obrigações legais junto ao IBAMA, garantindo a parceria pelo menos por mais um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *