Browse By

Pelas Margens será exibido na Câmara Municipal

O documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica” será exibido na próxima quinta-feira, 15, na Câmara Municipal de Poços de Caldas. O evento que tem início às 19h30 faz parte da programação do Mês da Mulher Trabalhadora.

A exibição do documentário faz parte da programação do Mês da Mulher -foto Jéssica Balbino

Com direção e produção da jornalista poços-caldense Jéssica Balbino, o documentário de 66 minutos apresenta um recorte da participação feminina na literatura marginal e periférica brasileira nos últimos 15 anos. Dezenove mulheres que escrevem sua própria história são as protagonistas e contam suas vivências em saraus, campeonatos de poesia e no meio editorial.

O documentário é resultado de uma pesquisa de anos da jornalista, que durante o mestrado em comunicação estudou a produção literária contemporânea de mulheres, criando inclusive um blog para tratar do tema.

O filme conta com a participação das escritoras Elizandra Souza, Mel Duarte, Luz Ribeiro, Juliana Bernardo, Aline Binns, Roberta Estrela D´Alva, Luiza Romão, Lu Sousa, Rose Dórea, Viviane de Paula, Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, Ryane Leão, Anna Zepa, Eveline Sin, Janaína Moitinho, Lunna Rabetti, Michele Santos e Débora Garcia.

Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa. Mais informações sobre o evento pelos telefones 3729-3877/3818.

Homenagem às mulheres

Ainda dentro da programação do Mês da Mulher, na última sexta-feira, 9, realizou uma sessão especial em homenagem às mulheres indicadas pelos vereadores. O evento é realizado pelo Legislativo desde 1996, quando foi aprovada uma Resolução de autoria da então vereadora Ana Maria Quintans Guerra de Oliveira.

Este ano 14 mulheres foram homenageadas pela Câmara

A sessão especial contou com a presença da secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciene Rabelo Egídio, e da tenente Drielle Gizie Costa Rodrigo, representando o 6º Comando Operacional de Bombeiros. Familiares das homenageadas também prestigiaram a cerimônia.

Neste ano, foram indicadas pelos vereadores: Maria Cristina Gonçalves (Gustavo Bonafé), Mariza da Costa Silva (Maria Cecília Opípari), Dirce Custódio (Lígia Podestá), Maria Auxiliadora do Rosário Silva (Ricardo Sabino), Gislene Aparecida de Oliveira Costa (Carlos Roberto de Oliveira Costa), Silvana Dias Ribeiro Oliveira (Wilson Rodrigues), Marcilene Ferreira da Costa (Antônio Carlos Pereira), Carla Jesus Terra de Renna (Joaquim Alves), Dalvanira Antônia Gomes de Lima (Álvaro Cagnani), Maria de Lourdes Fernandes Severini (Mauro Ivan de Oliveira), Kédilei Teixeira de Souza (Marcelo Hjeitor), Maria de Oliveira Rós (Lucas Arruda), Maria Auxiliadora de Almeida (Paulo Tadeu D’Arcadia) e Antônia Rodrigues da Silva (Pedro Magalhães).

O presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), destacou a iniciativa da Câmara em instituir o Mês da Mulher Trabalhadora e falou das atividades realizadas, anualmente, no mês de março. “Através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara desenvolve diversas ações voltadas à valorização da mulher. Além disso, nesse ano, a Violência contra a mulher é tema do Parlamento Jovem, que propõe um debate entre alunos do ensino médio. Dessa forma, a Câmara de Poços tem promovido atividades que têm como objetivo valorizar e destacar o trabalho feminino em nossa sociedade”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *