Browse By

Poços perde “Seu Amadeu”, ícone da cultura popular do município

Faleceu, neste sábado, 4, o senhor Amadeu Francisco, mestre de Cultura Popular de Poços de Caldas, que atuou durante décadas à frente de grupos de Catira e Folia de Reis no município. “Seu Amadeu”, como era mais conhecido, tinha 83 anos. O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério da Saudade.

Seu Amadeu era um ícone da cultura popular em Poços -foto arquivo Secult

Em 2013, Amadeu Francisco foi premiado pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi, categoria Mestres.  Ele foi um dos 170 premiados nesta categoria, que avaliou quesitos como a contribuição sócio-cultural e a experiência de aprendizado entre diferentes gerações.

Em uma escala de 100, Amadeu Francisco recebeu 94 pontos da comissão avaliadora nacional.  Como premiação, recebeu R$ 10 mil. Na época, o projeto que destaca a contribuição do mestre para a cultura popular de Poços de Caldas foi enviado pelo então Departamento Municipal de Cultura, dirigido por João Alexandre Moura. Juntamente com Dona Orlanda da Conceição Silva, da Congada, Amadeu Francisco foi selecionado entre 1.467 inscritos de todo o país.

Seu Amadeu esteve presente em momentos históricos para a cultura do município, como na sanção da Lei que criou a Secretaria Municipal de Cultura, em abril de 2015. Foi homenageado em 2013 pelo então prefeito Eloísio do Carmo Lourenço pelo relevante trabalho desenvolvido em prol da preservação da cultura popular.

Ele lutava contra um câncer e deixa um filho.

2 thoughts on “Poços perde “Seu Amadeu”, ícone da cultura popular do município”

  1. Marcelo C Norberto says:

    Muito boa a reportagem sobre o seu Amadeu…..
    Acho oportuno o Teresiano emitir um histórico do movimento cultural….

  2. Cleonice souza neves dos santos says:

    Grande perda de conhecimento de cultura.Tive a oportunidade de conhece lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *