Browse By

Projeto Cultural Animatéria começa oficina com nova técnica de animação

O projeto cultural de cinema de animação, o Animatéria, desenvolvido pelos artistas plásticos e animadores da Oficina da Terra art studio, Rosana Lovato, Anderson Almeida e Kaique Caliari, começa em abril, com muitas novidades. A proposta deste ano é fazer cinema com areia e produzir curtas experimentais montados e assinados pelos participantes.

Criado em 2013 o projeto oferece um jeito diferente de fazer cinema – foto Kaique Caliari

Animatéria foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Cultura e é patrocinado pela Climepe Total. Este ano será realizado no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, na Escola Municipal José Mamud Assan e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari.

O projeto funciona desde 2013 e todo ano oferece o aprendizado de uma técnica diferente de se fazer a “sétima arte”, com a intenção de formação de público para o cinema de animação e principalmente de revelar novos talentos e incentivar os participantes, futuramente, a seguirem carreiras na área.

As crianças e adolescentes participantes vão produzir seus próprios curtas metragens com utilização da técnica stop motion, que quer dizer quadro a quadro, ou melhor, foto a foto, tendo como matéria prima a areia. Rô Lovato revela que as histórias contadas nos curtas sairão do imaginário de cada participante. “Teremos algumas aulas teóricas sobre a técnica empregada e roteiro, mas partiremos logo para a ação”.

Para que todos conheçam o que foi produzido em cada escola, Anderson conta que, ao final do projeto, acontecerão mostras em cada uma das escolas participantes, em uma ação de intercâmbio de filmes. Os curtas estarão ainda em exibição permanente no blog do projeto www.projetoanimateria.blogspot.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *