Doações ao FIA em Poços de Caldas são 5 vezes maior que em 2016
O Fundo Municipal de Direitos as Criança e do Adolescente – FIA de Poços de Caldas recebeu R$ 116.618,90, em 2017, em doações efetuadas diretamente na Declaração de Imposto da Pessoa Física. O valor doado é 5 vezes maior que em 2016 e é resultado de um trabalho conjunto entre a Receita Federal, a Secretaria de Promoção Social, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas e o Sindicato de Contabilistas de Poços de Caldas e Sul de Minas.
O Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, Daniel Ribeiro, destaca que o resultado, além de trazer recursos para importante questão social do Município, mostra que a conscientização da população é ferramenta primordial para a educação fiscal. Daniel salienta que a possibilidade de se destinar parte de tributo devido diretamente na entrega da declaração aumenta o alcance de doações.
Para a presidente do Sindicato de Contabilistas, Renildes Dantas de Almeida , a união foi fundamental para o aumento da arrecadação: “Este tema anteriormente foi pouco divulgado, mas neste ano foi muito trabalhado com a conscientização e com o esforço de todos,” disse.
De acordo com Renildes desde a implantação do FIA, o Sindicato sempre fez campanhas para conscientizar os contabilistas e incentivar os contribuintes a doar. A maior dificuldade enfrentada foi o medo do contribuinte de cair em malha fiscal por causa das doações. Além disso, a presidente do sindicato constatou que a impossibilidade de parcelar a doação e a obrigação de entregar a declaração no modelo completo também foram entraves para as doações.
A Receita Federal alerta que a dedução do Imposto de Renda pode ser de até 6%, caso a doação seja efetuada até 31 de dezembro do ano-base da declaração. Ou seja, para deduzir na declaração a ser entregue em 2018, o contribuinte deve doar até 31 de dezembro de 2017. Nesse caso, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com o Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes para efetuar o depósito do valor doado e guardar o recibo emitido pelo órgão.