CulturaDiversosEducaçãoUtilidade pública

1º Congresso Nacional de Educação discute a diversidade, inclusão e formação de leitores

Poços de Caldas sedia desde ontem, quinta-feira, o 1º Congresso Nacional de Educação. São dois dias de muito estudo e debate entre os convidados e profissionais da área da educação.

Discussões também acontecem durante as mesas redondas – foto GSC

Ontem e hoje estão sendo discutidos temas atuais como Diversidade, Tecnologia na Educação, Inclusão e Direitos Humanos, Educação em tempo integral, Educação de mulheres encarceradas, Formação de professores, são alguns dos excelentes temas que serão tratados no Congresso que acontece no Espaço Cultural da Urca.

A programação conta ainda com mini cursos que seguem com assuntos de igual interesse como: oficinas jogos do mundo, como montar uma aula motivacional, adolescência e juventude, dentre outros. O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais e do IFSULDEMINAS, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

O evento surgiu como desdobramento do Encontro de Educação, realizado durante o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) por sete anos. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 1º, no Teatro Benigno Gaiga e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, que destacou a importância da discussão da educação no âmbito da transformação.  “Se a educação é a própria vida, o nosso direito, enquanto educadores, de discutirmos e refletirmos sobre os temas próprios da vida humana não pode ser cerceado e eu fico muito feliz do primeiro congresso de educação colocar isso em pauta. Com certeza, todos os saberes que serão discutidos aqui e todos os colegas pesquisadores que vierem compartilhar sua experiência vão endossar aquilo que nós temos como meta na educação, que é uma educação transformadora, democrática e libertadora”, destacou. 

A Secretaria Municipal de Educação é parceira do evento. Foram disponibilizadas inscrições com descontos para os profissionais da rede pública e cada unidade pôde liberar até dois educadores para participação no evento, sem prejudicar o atendimento.

A representante da Comissão Científica do Congresso, Berenice Maria Rocha Santoro, ressaltou a seriedade com que o congresso foi desenvolvido, especialmente na seleção dos trabalhos apresentados. 

Já o diretor do IFSULDEMINAS campus Poços, Thiago Caproni Tavares, falou da relevância do congresso no cenário educacional da região. “Realizar este tipo de evento é muito importante para divulgação científica na área de Educação, para os nossos alunos das licenciaturas e para o crescimento da instituição, além de contribuir com a motivação da existência do IFSULDEMINAS, que é o desenvolvimento regional, em várias áreas”, destacou.

Illan Brenman, um dos principais escritores da literatura infantil foi um dos palestrantes no primeiro dia de Congresso – foto GSC

Para o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Donizete Tereza, o Congresso Nacional de Educação é mais uma oportunidade que vem ao encontro das ações de formação continuada propostas pela Secretaria Municipal de Educação. “O tema do evento é bastante pertinente porque sugere a ideia de educação integrada à totalidade humana. Principalmente neste momento em que alguns defendem que a escola seja só um lugar de conteúdos pré-definidos, essa perspectiva abordando diversos temas de maneira mais dialógica é um grande ganho”, enfatiza.

A primeira palestra do congresso foi ministrada por um dos principais escritores de literatura infantil do país, Illan Brenman, com o tema “Formando leitores dentro da escola e de casa: caminhos para aproximar crianças e jovens dos livros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.