CulturaDiversosEducação

94% dos ouvintes de rádio preferem música em vez de notícia. Será o fim do radiojornalismo?

Programação musical é o estilo de atração mais popular no meio rádio brasileiro. De acordo com estudo revelado pelo Kantar Ibope Media nesta semana, “música” é o tipo de conteúdo que mais agrada os ouvintes do país, sendo acompanhado por 94% do público.

94% dos ouvintes preferem música no lugar de notícias
94% dos ouvintes preferem música no lugar de notícias

A pesquisa separou a parte musical por estilos. Dos entrevistados, 50% garantem que acompanham canções sertanejas que são tocadas pelas emissoras. Na sequência, aparecem outras quatro categorias: MPB, sucesso/as mais pedidas (nacional),samba/pagode e sucesso/as mais pedidas (internacional). O rock, que pauta veículos segmentados, não figura na lista.

Não musical
Diferentemente de conteúdo musical, que de acordo com os dados do Ibope não está presente em somente 6% do público que ouve rádio no Brasil, a parte definida pela pesquisa como “qualquer estilo de programa não musical” tem penetração em 83% da audiência potencial.

Na parte “não musical”, cinco categorias foram elencadas, com a parte propriamente jornalística sendo representada por “noticiários (locais, nacionais ou internacionais)” e “notícias (policiais, trânsito ou tempo)”. O primeiro surge com alcance de 71% do público em potencial, enquanto o segundo tem 61%.

A divisão entrevistas/programas falados” aparece com 34%, sendo seguida por “comentários esportivos” (25%) e “programas religiosos” (24)%. A pesquisa do Ibope apontou, além da audiência por tipo de programação, pontos como o horário de pico do rádio em dispositivos e o investimento publicitário no meio em 2015. ( reprodução – Redação Comunique-se)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.