Prefeitura e entidades parceiras discutem Programa Municipal de Educação Ambiental
Representantes de empresas, instituições e do poder público participaram, na manhã desta terça-feira (11), do evento “Meio Ambiente Integrado: Diálogos para um Programa Municipal de Educação Ambiental”. No encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi apresentado e discutido um texto-base do Programa Municipal de Educação Ambiental, dando continuidade ao processo que motivou a criação da Lei 7.910, de 06/12/2003.
A iniciativa busca integrar as ações isoladas já em execução e viabilizar e sistematizar novas experiências educativas, em um processo de construção coletiva que se caracterize como instrumento de gestão participativa.
A ideia inicial partiu do Jardim Botânico de Poços de Caldas. “Existem ações de diversas instituições, mas que, muitas vezes, acontecem de maneira isolada. Então se destacou a necessidade de que haja uma integração entre essas instituições, de forma que as ações de educação ambiental possam atender o maior número possível de atores sociais”, explica o coordenador da Divisão de Educação Ambiental do Jardim Botânico, Gustavo Fonseca.
Ele ressalta que a discussão para a construção do Programa Municipal de Educação Ambiental se dará de maneira coletiva e democrática e que novos encontros e grupos de trabalho serão estabelecidos para que as ações discutidas sejam colocadas efetivamente em prática.
A coordenação dos trabalhos está a cargo da Divisão de Projetos de Educação Complementar da SME. “A proposta é que as ações que já acontecem sejam potencializadas pela integração. Vamos traçar rumos para a educação ambiental nos próximos anos, através de um Programa Municipal de Educação Ambiental, de forma a integrar as ações para uma educação ambiental efetiva, tanto nas escolas como fora delas”, ressalta o coordenador Mario Augusto Marques.
Participaram do encontro, os secretários de Educação, Flávia Vivaldi, de Cultura, Hudson Vilas Boas, e adjunto de Planejamento, Antônio Carlos Alvisi, representantes da DME Distribuição e Jardim Botânico, os vereadores Gustavo Bonafé, Lucas Arruda e Pedro Magalhães, representando a Câmara Municipal, representantes da Mineração Curimbaba, da Polícia Militar do Meio Ambiente e de instituições como Coopergore, Recriando, Chico Rei, Associação Poços Sustentável e Associação de Apicultores e da sociedade civil.
Apresentação musical
O músico Zé Alexandre abriu o evento, com a apresentação de canções que compõem o CD e livro “Pedrinho e o Formigueiro”, de Fernando Eugênio e Zé Alexandre. O livro infantil tem como proposta a conscientização ecológica, desenvolvendo na criança a preocupação ambiental. O livro vem acompanhado de um CD com nove músicas referentes aos principais personagens da estória, envolvendo ainda mais o leitor com a trama e sua mensagem e permitindo o desenvolvimento de outras percepções artísticas.