Câmara promove oficina regional do Parlamento Jovem
Cerca de 150 alunos de Poços e Guaxupé participaram, no último dia 20, de uma oficina de formação política, atividade que integra as ações do Parlamento Jovem 2017. O encontro foi realizado no Espaço Cultural da Urca e contou, ainda, com a presença de vereadores, professores e coordenadores das duas cidades. Além de Poços e Guaxupé, também faz parte do Polo Sul de Minas II a cidade de São Sebastião do Paraíso.
Na parte da manhã, os estudantes fizeram um passeio de Teleférico até o Complexo Turístico Cristo Redentor. No local, participaram de uma dinâmica proposta pelas coordenadoras do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi e Taís Ferreira. Já no início da tarde, na Urca, eles assistiram à palestra do professor Filipe Sancho, da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas. Além de questões referentes ao processo democrático, o palestrante abordou a importância da Constituição Federal e da participação dos jovens na política.
Sancho destacou que, apesar de ter sido uma discussão envolvendo aspectos teóricos, a conversa com os alunos foi bastante descontraída. “É preciso discutir política, principalmente com os jovens. O jovem, há alguns anos, perdeu esse sentimento de participação, algo que foi resgatado na última década no Brasil. Eles estão se manifestando e acredito que esse é um direito constitucional que precisa ser alimentado”, afirmou.
Em um segundo momento da atividade, os vereadores Gustavo Bonafé (PSDB) e Lucas Arruda (Rede), de Poços de Caldas, e o vereador Danilo Martins, de Guaxupé, falaram com os alunos sobre questões que os motivaram a entrar para a política. Os estudantes fizeram diversas perguntas aos vereadores, em especial sobre assuntos atuais, como a reforma da previdência e a reforma do ensino médio.
Os alunos demonstraram interesse nas atividades e ressaltaram que o projeto Parlamento Jovem cria oportunidades para se discutir política. “Essa iniciativa da Câmara de trazer o jovem para perto da política é muito importante”, disse Vinícius Abrão Pereira, de Poços de Caldas. Para a aluna Ana Lívia Rossi de Melo, de Guaxupé, a oficina regional foi bastante produtiva. “É uma oportunidade excelente para os jovens que querem aprender mais sobre política”, pontuou.
Projeto
O tema do PJ em 2017 é Educação Política nas Escolas, dividido em três subtemas: Educação política e currículo; Interações entre a escola e sociedade na formação política dos jovens; Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Durante a realização do projeto, os estudantes devem elaborar propostas relativas ao assunto e apresentá-las durante a plenária final municipal, que está prevista para junho.
Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes instituições de Poços: Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Padrão do Parque das Nações, Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Centro Educacional Inovação e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari.
O projeto é dividido em três etapas: municipal, regional e estadual. A finalização de todo o trabalho acontece em Belo Horizonte, quando as propostas sobre o tema principal, aprovadas pelos alunos, são entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG.