Criança esquecida pela mãe em creche continua sob cuidados em abrigo
Segundo a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, durante entrevista concedida nesta quinta-feira, 4, as medidas são para preservar a integridade da criança, uma vez que ninguém da família se propôs a ficar e cuidar da bebê de apenas um ano e sete meses.
“ A partir do momento em que o Conselho Tutelar foi acionado a Promoção Social é convocada e ai nós temos toda rede de acolhimento para esta e outras crianças que se encontram na mesma situação. A criança sendo acolhida em uma Casa Lar, tem todos os direitos assegurados, são medidas para proteger a criança”, explicou a secretária .
Ainda segundo a secretária de Promoção Social, após tomar todas as medidas dentro da rede de acolhimento voltadas para a criança, será feito um estudo social com a família para tentar descobrir o que teria levado a mãe abandonar ou esquecer a própria filha.
Entenda o caso
Na tarde desta quarta-feira, dia 3, a Polícia Militar foi chamada até uma creche na Zona Sul da cidade, onde a coordenação informou os militares que uma bebê foi esquecida pela mãe. Um motorista de van contratado para levar a criança da casa para creche e vice-versa, não encontrou ninguém em casa no momento em que foi deixar a criança depois de sair da creche.
Sem localizar alguém responsável pela menina, o motorista retornou para a creche com a criança. Os funcionários da creche tentaram falar com a mãe e com a vó, mas como ninguém foi buscá-la, ou encontrado algum responsável a PM foi chamada. Somente durante o registro do boletim na Companhia de Polícia Militar, a avó apareceu, porém não quis ficar com a criança, alegando não ter condições de cuidar da neta. Sendo assim o Conselho Tutelar foi acionado e a menina foi encaminhada para um abrigo.
Há suspeita de que a mãe é usuária de drogas e ainda estaria gravida de seis meses.