Diretor do presídio é o novo diretor regional da 18ª RISP
O diretor do presídio de Poços de Caldas, Adriano Souza da Silva é o novo Diretor Regional da 18ª Região Integrada de Segurança Pública. A promoção concedida pela direção da SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional, ocorreu no último dia 16 de fevereiro. A partir de agora Poços de Caldas passa ser a referência de todas as unidades prisionais abrangidas pela 18ª RISP.
O atual diretor do presídio vai acumular a função de diretor geral da 18ª RISP, ficando responsável pela supervisão de todas as unidades existentes nos 55 municípios compreendidos pela 18ª Região Integrada de Segurança Pública. Para Adriano, a promoção é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade prisional de Poços de Caldas. Desde que assumiu o presídio em julho de 2014, o diretor vem implantando uma política mais humanizada no que se diz ao tratamento dos reeducandos, bem como melhorias no atendimento médico.
No presídio já foi instalada uma unidade de saúde básica prisional que conta com um consultório odontológico além de profissionais como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, farmacêutico, psicólogo, assistente social e assistente jurídico para auxiliar os internos com os processos. E ainda um conjunto administrativo e recursos humanos. “esta estrutura permite que seja feita uma administração democrática, respeitando desde o direito de cada interno bem com os contratos de cada agente penitenciário, que antes eram simplesmente cancelados, causando desestabilização na equipe. Sem falar no clima de hostilidade que antes existia nas celas, isso hoje não tem mais”, explicou Souza.
Durante a gestão do diretor também vêm sendo implantadas ações que visam a ressocialização dos reeducandos como medidas que contribuem para a remissão de pena, como por exemplo o projeto de leitura em parceria com a PUC Minas, atividades laborais com artesanato em todas as celas e também o coral feminino. “Hoje podemos oferecer ao reeducando a oportunidade de diminuir a pena fazendo trabalhos de pedreiro, marceneiro em pequenas obras dentro da unidade. Tem casos também em que os internos trabalham em entidades assistenciais, como acontece agora em uma obra na AACD. Esta é uma forma do reeducando se ressocializar e de ser tornar uma pessoa diferente de quando entrou no presídio”, enfatizou o diretor. Hoje a unidade prisional está com 243 detentos quando a capacidade é de 113.
Adriano Souza da Silva tem 44 anos é formado em Pedagogia e Educação Física, tem especialização em Gestão Pública e Segurança Prisional e ainda Treinamento Esportivo. Há dez anos Adriano está no sistema prisional. Antes de assumir o presídio na cidade, ele também foi diretor da unidade prisional de Três Pontas e da penitenciária de Três Corações. Esta semana durante a sessão da Câmara, o trabalho e a promoção do diretor foram reconhecidos pelos vereadores de Poços de Caldas que concederam a ele votos de congratulações. A indicação foi feita pelo vereador Paulo Eustáquio de Souza (PSD).
Muito orgulho em ter Adriano como diretor regional, pessoa compromissada, integra .
..excelente escolha!👏👏👏👏👏
Parabéns Roni pela reportagem
PARABÉNS NOSSO AMIGO PUPILO. VC BATALHOU E MERECEU A COROA DE LOUROS. QUE DEUS O ABENÇÕE E QUE SEUS TRABALHOS EM BENEFÍCIOS DOS DETENTOS SEJAM CADA VEZ MELHOR. SUCESSO. UM GRANDE ABRAÇO. O AMIGO. DR. HELIO RAMOS DA SILVA, ADVOGADO E PRÓ-REITOR DA COOPENAC. – TRES CORAÇÕES – MNG.
Parabéns Pupilo vc merecê esse reconhecimento pelo grande trabalho prestado…
Promoção mais que merecida, tive o prazer de trabalhar e estar sob o seu comando, parabéns diretor e sucesso nessa nova jornada.