Ação marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O Dia da Luta Antimanicomial está sendo lembrado na manhã desta quinta-feira, 18, por meio de uma ação promovida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da prefeitura. Para chamar a atenção toda equipe veste amarelo.
Ação que acontece no período da manhã na Praça Pedro Sanches tem como objetivo chamar atenção da população para a importância do trabalho realizado e as mudanças no cenário da atenção à Saúde Mental e principalmente discutir as relações de estigmas, exclusão social e culturalmente e o preconceito estabelecidos para as pessoas que vivem e convivem com os problemas mentais.
“Vamos discutir a questão da luta antimanicomial com a população, com um debate mais voltado para a questão de modismos, no sentido de tentar quebrar o preconceito e o estigma da loucura. Vamos falar de temas como “baleia azul”, depressão, raiva, insônia e ansiedade, por exemplo,”, explica a enfermeira Rosilene Faria.
Dentro da programação estão previstos debates, distribuição de laços, panfletos de orientação e ainda rosas amarelas para o público. O evento é uma realização conjunta do CAPS AD e do Pitágoras.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.