Vistoria veicular é feita por agendamento virtual em Poços

O serviço de vistorias veiculares, realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), deixou de ser por ordem de chegada e passa a ser feito mediante agendamento virtual, em Poços de Caldas. A proposta é proporcionar mais comodidade e agilidade, pois evita fila e reduz o tempo de espera, além de maior segurança para o trânsito na área de vistoria, por diminuir o fluxo de veículos no local.

O agendamento virtual deve por fim à fila e ao tempo de espera – foto Polícia Civil

O agendamento é feito no site do Detran-MG e as vistorias são agendadas de 15 em 15 minutos, sendo realizadas duas vistorias simultaneamente. A orientação é que o interessado chegue 20 minutos antes, para a refrigeração do motor do veículo. O serviço é realizado das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Em razão da pandemia do coronavírus, o uso de máscara é obrigatório no setor.

Obrigatoriedade e segurança

Após toda compra de veículo usado, o proprietário deve providenciar a transferência de propriedade. Para isso, é necessário realizar a vistoria, que é o ato de avaliar o veículo. No procedimento são verificadas as condições de conservação e manutenção, de forma a impedir que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados.

A vistoria, ainda, assegura a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado por órgãos de trânsito e segue critérios padrões em todo o país. O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) é responsável pelos serviços de emplacamento e vistoria de veículos no estado.

Agendamento virtual

Quem for realizar transferência de veículos ou qualquer outro serviço que necessite de vistoria, deve acessar o site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br) na aba “Veículos” e solicitar o serviço desejado, imprimindo em seguida a taxa de segurança pública.

Após o pagamento, o cidadão deverá acessar novamente o site na aba “Veículos” e agendar o serviço, no menu “Vistoria” (link direto: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/vistorias/vistoria), indicando dia e horário desejado, de acordo com as vagas disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.