NotíciasUtilidade pública

Procura por Cartão do Idoso tem aumento de mais de 400%

A divulgação da implantação da nova Zona Azul desde o fim do ano passado para cá tem contribuído para o aumento pela procura do Cartão do Idoso no Departamento Municipal de Trânsito em Poços de Caldas. De janeiro até agora já foram emitidos 427 cartões, enquanto em 2015 inteiro foram emitidos 582 documentos. Segundo o Demutran, uma alta de 440,2% ao mês comparado com os pedidos no ano passado, tendo em vista que estamos no início de março. Desde que foi implantado, até o momento o Demutran já emitiu quase 4 mil cartões do Idoso, para uma população de aproximadamente 20 mil pessoas na terceira idade no município.

Em dois meses a procura já é quase que o total de 2015
Em dois meses a procura já é quase que o total de 2015

De acordo com diretor do Demutran, Carlos Alberto Sgrili, a procura tem sido intensa, uma vez que com pelas novas regras do novo sistema, o número de vagas de estacionamento destinadas aos idosos também vai aumentar. Pelo que determina o estatuto do idoso, o município deve reservar 5% do total de vagas disponíveis no estacionamento rotativo pago, ou seja, das 3.943, 197 devem ser destinadas aos idosos. Atualmente este número é de 66 vagas. Já as vagas especiais para os deficientes físicos vão pular de 77 para 99.

O diretor do Demutran faz um alerta aos motoristas quanto as mudanças na regra com a implantação do novo sistema de estacionamento rotativo, que vai entrar em vigor a partir do dia 24 de abril. O motorista deverá permanecer na vaga destinada ao idoso pelo tempo de 1 hora. Esta primeira hora será de graça, partir deste prazo a segunda hora será cobrada. “ Esta medida é justamente para evitar que a pessoa que tenha o cartão do idoso fique o dia inteiro estacionado em uma vaga que é rotativa,” explica Sgrili.

Outra questão que deve ser observada é o fato do veículo, mesmo que o motorista seja credenciado para estacionar nas vagas especiais, o cartão de identificação deve estar sempre à vista. E o idoso dono do cartão tem de estar no carro. Caso contrário o motorista será autuado pelos agentes de trânsito. “ Necessariamente o dono do carro não precisa ser um idoso, já que o cadastro é feito no nome do idoso, mas o motorista só pode utilizar a vaga especial se estiver transportando o idoso, se estiver sozinho e for abordado pelo agente de trânsito o condutor será autuado. Salvo, se o idoso tiver ido ao médico ou à farmácia, por exemplo. Neste caso o agente vai ficar junto com o motorista aguardando o idoso retornar” , alerta o diretor do Demutran.

Serviço:

Para obter o Cartão do Idoso, basta a pessoa ter 60 anos e comparecer ao Demutran munido com cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário que o idoso seja proprietário de um carro, mas que seja transportado por alguém da família.

O Demutran fica na rua Paraíba e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 18h. A emissão do Cartão do Idoso é de graça.

Um comentário sobre “Procura por Cartão do Idoso tem aumento de mais de 400%

  • O morador de alguma casa ou apartamento situado na área de zona azul, que possua carro mas a casa ou apartamento não tem garagem, (casa ou apartamento antigo), esta pessoa deverá: 1) pagar o dia todo 2) de hora em hora, sair de sua casa para trocar o carro de lugar, 3) estacionar fora da zona azul, mesmo em dias de chuva e praticar o saudável habito de caminhar toda vez que sair de sua casa, 4) trocar de casa, 5) vender o carro e comprar uma bicicleta, 6) demolir a casa/apt e construir garagens, 7) procurar um estacionamento perto (não tem) e tentar administrar mais esta despesa no seu orçamento (aluguel mensal de estacionamento).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.