PolíticaSaúdeUtilidade pública

Poços poderá ter mais uma UBS e uma equipe do Melhor em Casa

Durante a coletiva realizada nesta sexta, 30, para apresentação de três médicos cubanos que chegaram à cidade para atender nas UBSs, dentro do Programa Mais Médicos, o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, falou sobre os resultados da reunião que ele teve no Ministério da Saúde, esta semana. 

 

melhorias são resultado da ida de Mosconi à Brasília

Mosconi foi recebido na terça-feira, 27, em Brasília pelo secretário da Secretaria de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Três assuntos estiveram em pauta na audiência: cirurgias represadas, Programa Melhor em Casa e construção de nova UBS – Unidade Básica de Saúde com ESF – Estratégia de Saúde da Família.


Sobre as cirurgias, o secretário de Saúde disse que o município pode contar com a parceria do Ministério da Saúde para a execução dos procedimentos. “Tive uma sinalização positiva no que diz respeito a esta questão. O Ministério da Saúde está ciente da dificuldade que nós estamos enfrentando aqui, com a dívida superior a 15 milhões de reais do Estado com o município, sendo 5 milhões a dívida com os Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia, e se comprometeu a colaborar com recursos para a realização das cirurgias represadas”, afirmou Mosconi. Na fila das cirurgias, há pacientes que esperam há anos. São cerca de 2500 encaminhamentos e destes, cerca de 1700 com laudo e já cadastrados no SUS Fácil. São casos que envolvem ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e geral.


O secretário de Saúde também explicou que conseguiu autorização para implantar mais uma equipe para o Programa Melhor em Casa. “Já tínhamos o credenciamento para isso, dado pelo Ministério da Saúde. Agora, temos o financiamento federal referente ao valor mensal de 50 mil reais. Uma ótima notícia especialmente para pacientes acamados, em internação domiciliar ou em pós-operatório e que precisam deste atendimento”, disse Mosconi. Atualmente são duas equipes, uma multidisciplinar e uma de apoio, que juntas possuem médico, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, contam com o apoio de motoristas e auxiliar administrativo. Os profissionais do programa Melhor em Casa fazem procedimentos como aplicação de medicamentos, instalação de equipamentos como inalador e dispositivos ventilatórios, realização de curativos, além do acompanhamento clínico e orientação às famílias e aos cuidadores. O serviço desafoga a demanda por leitos hospitalares.


Como resultado desta audiência, o secretário de Saúde anunciou também a construção de mais uma UBS – Unidade Básica de Saúde com ESF – Estratégia de Saúde da Família. “A Prefeitura já possui dois terrenos em bairros diferentes. Estamos definindo qual o melhor endereço para construção neste momento. Em seguida, daremos início aos trâmites legais, mas o Ministério da Saúde já sinalizou de forma positiva, a disposição em enviar os recursos para a obra”. Atualmente em Poços são 36 UBSs sendo 33 com a Estratégia de Saúde da Família.


Carlos Mosconi disse ainda que aproveitou a ocasião para cobrar resposta sobre a compra de equipamentos cirúrgicos e para exames de imagem. A solicitação foi feita no início do ano e o Secretário de Atenção à Saúde se comprometeu a verificar a questão. “Convidei o secretário para vir a Poços, conhecer nossos serviços, ver de perto o nosso trabalho e as nossas dificuldades e ele disse que pretende vir em breve. É muito importante sempre estar em contato com a saúde do Brasil, porque isso garante mais oportunidade para financiamento dos nossos serviços”, finalizou Mosconi.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.