Rasgamundo começa hoje no Julhofest
A 10ª Edição do Rasgamundo – Festival de Artes Integradas na Rua do Rasgacêro e seus “parcêros” começa nesta segunda-feira, dia 10. No espaço, que será montado na Praça Pedro Sanches, o público poderá desfrutar gratuitamente de mais de 40 atrações culturais das mais variadas formas de arte. O evento acontece dentro da programação do Julho Fest 2017, da Prefeitura de Poços de Caldas.
O Rasgamundo vai até dia 16 de julho e as atividades começam às 14 horas, com oficinas culturais de dança, circo e fotografia. Mais de 140 artistas se reversam no palco do festival em uma programação diversificada e para todos, que reúne oito espetáculos infantis, 17 apresentações musicais, cinco atrações de circo e dança, além de diversas performances e intervenções. A poesia também estará presente com o ator e escritor Daniel Viana, do projeto “Balavras”.
A Mixiricar-Te cultural, produtora do Festival espera que circulem pelo espaço do Rasgamundo mais de 15 mil pessoas nos sete dias de atividades, a exemplo das edições anteriores. O evento é uma parceria entre o Rasgacêro e a Secretaria Municipal de Cultura, com o patrocínio do Grupo DME, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o apoio cultural de Restaurante E&E, Copiativa Impressão Digital, Sol Paragliders, Studiun How Han Artes Orientais, Celsucos, Minas Chop, Tatoo Anjos Art Studio, Disney Lanches, New York Pub, MGL Sonorização e Stúdio Du Valle I-rec.
O palco na rua possibilita a realização de um evento culturalmente diversificado, coletivo e de grande potencial artístico, além de ser mais um aparelho para as manifestações culturais da cidade e da região. “Estabelecemos importantes parceiras entre artistas impulsionados pela vontade de produzir e compartilhar arte”, conta Ricardo Valias, idealizador do Rasgamundo e criador do Grupo Rasgacêro.
Em todos os dias de evento acontecerão espetáculos infantis de importantes companhias teatrais de Poços de Caldas. Na segunda-feira, dia 10, o Grupo Rasgacêro apresenta sua premiada comédia musical “Um Boi Bem + Brasileiro”, escrita e dirigida por Rodrigo Robleño. Os dias seguem temáticos, com arte de rua, forró e música brasileira. Entre os destaques, o “Dia do Forró” com trios que ajudam a manter viva a tradição do pé-de-serra e o povo dançando. O Trio de Gala, original do Rasgacêro, recebe Trio Sabiá e Trio Caruá.
De fora da cidade vem o Margilália de Três Pontas, com seu som nostálgico e mais atual do que nunca, o Trio Q Pira, de Gui Cordeiro, Zé Helder e Christian Valias, de Pouso Alegre e a Cia Bambolística, da capital paulista. O ator circense Ivan Soares, recém-formado na Escola Nacional de Circo, apresenta seu espetáculo “ Olha o palhaço no meio da rua” e o festival conta, pela primeira vez, com a participação da turma da pesada do Frevo na Fobica. O Rasgamundo apresenta também Malabi e os Carlitos, Palhaço Chupeta, Cumari Samba de Gafieira, Nathalia Diniz e Tokinho Carvalho, Guilherme Teixeira com seu palhaço Omelete, Paty Mendonça, Eduardo Sueitt, Raphael Du Valle e Rodrigo Mendonça e mais.
Segundo a tradição de compartilhar e contribuir para a formação artística das pessoas haverá oficinas de dança, acroyoga e Pin Hole (fotografia) e quem quiser participar é só chegar. As surpresas do Festival ficarão a cargo das intervenções dos artistas que ganham a vida na rua.
Serviço:
10º Rasgamundo
De 10 a 16 de julho
Praça Pedro Sanches
Grátis.