Tradições e cultura indígena são valorizadas com incentivo do Governo de Minas
Às vésperas do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira, dia 9, O Governo de Minas lançou mais uma edição do Edital de Premiações das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais de Minas Gerais.
O incentivo visa valorizar os jogos, danças, reflexões, momentos de oralidade e batizados são algumas das manifestações e rituais que perpetuam os costumes das comunidades.
Este resgate ancestral faz parte da tradição dos Xucuru Kariri que desde 2001 escolheram Caldas para viver e difundir a cultura indígena também no Sul de Minas, uma vez que é a única tribo existente hoje na região.
O ritual realizado no dia 19 de abril pelos Xucuru Kariri é um dos destaques para manter viva a tradição indígena. Neste dia eles se levantam bem cedo, para, todos juntos, pintar o corpo das simbólicas cores vermelho e preto, pigmentos oriundos do jenipapo e urucum, como um ritual que precede celebrações tradicionais de seu povo.
O cacique da aldeia, Jal, explica que a data é símbolo de luta e resistência dos indígenas. “O vermelho do nosso corpo significa nosso sangue que já foi derramado. O preto é nosso luto pelo que já aconteceu”, conta o líder tribal.
Jal menciona ainda que a causa também envolve outros rituais. “Como estamos reunidos celebrando nossa memória, aproveitamos para dançar o Toré, contar histórias em volta da fogueira, brincar de jogos típicos, praticar e ensinar nosso artesanato. É um momento muito bom para reviver costumes que marcaram nossa história e vivência”, relata. .
Assim como os Xucuru Kariri outras 17 tribos existentes em Minas Gerais podem preservar sua cultura por meio do edital que é lançado anualmente.
Desde 2015 para cá o Estado já investiu cerca de R$ 600 mil na valorização da cultura indígena dos povos aldeados em terras mineiras. Em todas essas edições, pelo menos 13 das 17 comunidades já foram contempladas mais de uma vez.
O Edital de Premiação das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais está em sua 3ª edição e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura. O objetivo é reafirmar a importância das tradições e rituais da cultura indígena como elemento fundador da formação da identidade brasileira.
Ao todo, recursos da ordem de R$ 195 mil serão destinados à valorização das manifestações culturais indígenas. O resultado será divulgado dia 18 de setembro no site da Secretaria de Estado de Cultura, www.cultura.mg.gov.br.