Livro sobre resistência indígena é lançado no Museu
O filósofo e escritor, Benedito Prezia, realizou no sábado, 19, o lançamento local, do livro “História da resistência indígena: 500 anos de luta”. O evento foi no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
O livro que foi lançado anteriormente em São Paulo pela Editora Expressão Popular traz a visão guerreira das comunidades indígenas que enfrentaram os genocídios físico e cultural. O tema é técnico dentro da historiografia e ainda é relevante para geógrafos, antropólogos, sociólogos, filósofos e acadêmicos das Humanas em geral.
Prezia escreveu sobre a força revolucionária indígena silenciada pela história que sempre foi contada pelos vencedores, que ficaram em nós, povo de imaginário colonizado.
Benedito Prezia é filósofo e atua na questão indígena desde 1983, tendo trabalhado no Conselho Indigenista Missionário. Tornou-se mestre em Linguística Geral (USP) com o tema ‘Os indígenas do planalto paulista nas crônicas quinhentistas e seiscentistas’; Em 2008 doutorou-se em Ciências Sociais (USP) com a tese ‘Os Tupi de Piratininga’. Atualmente é coordenador do Programa Pindorama para indígenas na PUC-SP. É autor de vários livros paradidáticos sobre o tema indígena lançados pelas editoras Moderna, Expressão Popular, FTD, Atual, e Saraiva.