5 mil alunos da rede estadual estão sem aulas
Desde a manhã desta terça-feira, 15, 5 mil estudantes da rede estadual de Poços de Caldas estão sem aulas. O motivo é a adesão dos professores estaduais à mobilização nacional que acontece até esta quinta-feira, 17.
A paralisação afeta estudantes de 9 escolas estaduais, sendo que em 5 os servidores aderiram ao movimento parcialmente e em outras 4 consideradas as maiores instituições do município: Davi Campista, Francisco Escobar, Edmundo Carrilo e Parque das Nações, a adesão foi de 100%.
Na tarde desta terça-feira, os professores da rede estadual se reuniram com os servidores da rede municipal de ensino no Espaço Cultural da Urca para debater a pauta de reivindicações. De acordo com a presidente do Sind-UTE, Aparecida de Oliveira Santos, o principal motivo da paralisação tanto da rede estadual e a municipal é o não cumprimento do pagamento do piso nacional para a categoria.
“No ano passado o Governo de Minas assinou um acordo prometendo que a partir de janeiro de 2016 passaria a pagar o piso nacional para os professores, mas até o momento isso não foi feito e por isso estamos cobrando uma posição do governo”, explicou a presidente.
Na manhã desta quarta-feira uma caravana com representantes de Poços de Caldas seguiu para Belo Horizonte para participar da assembleia geral dos professores estaduais marcada para às 14h no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante o encontro a categoria deve decidir se vai permanecer apenas os três dias de paralisação de acordo com a mobilização nacional ou se partem para greve geral por tempo indeterminado.