AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE AS INUNDAÇÕES
Com grande presença e comerciantes, moradores, e autoridades municipais a câmara de vereadores está realizando nesse momento uma importante audiência pública na busca de alternativa s que resolvam ou amenizem a questão das inundações, principalmente, na área central da cidade.
O assunto não é novo e de tempos em tempos, com mudanças climáticas que aumentem o volume das chuvas, ele volta a ordem do dia, mas com o passar do tempo ele será novamente esquecido ou engavetado.
O último estudo importante sobre o assunto data de 2008, com base no ano 2000, quando ocorreu a penúltima grande inundação. O amplo trabalho foi coordenado pelo professor Benedito C. Silva, da Universidade Federal de Itajubá. Ele, com sua equipe, realizaram uma grande estudo das situações que colocavam a cidade em risco de inundações e, apresentava alternativas a serem implementadas preventivamente. Porém, oito anos se passaram sem que as administrações, passadas ou presente, tenham tomado qualquer medida para colocar em prática as alternativas apresentadas. Muito pelo contrário, se permitiram ações que agravaram tais riscos.
A forte precipitação de dezenove de janeiro, seguida de outras menores mas, que causaram prejuízos consideráveis à cidade, fizeram com que o legislativo, atendendo apelo da Associação comercial e de vários outros seguimentos, trouxesse o assunto a discussão em busca de alternativas.
A audiência ainda está em andamento. Voltaremos ao assunto Amanhã.