Poços de Caldas tem um dos maiores índices de área verde por habitante do país
A constatação é o resultado de um estudo feito pelo engenheiro ambiental, Luis Francisco Fernandes Pereira, que fez um mapeamento da área verde existente em Poços de Caldas.
O mapeamento que levou dois anos para ser concluído apontou que o município oferece um índice de 100 metros quadrados de área verde por habitante, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde – OMS, seria 15 metros quadrados por habitante e 13 metros quadrados por habitante pelo Manual de Arborização de Minas Gerais.
O estudo foi supervisionado pelo doutor e professor de Engenharia Ambiental do Campus da Universidade Federal de Alfenas – Unifal, em Poços de Caldas, Antônio Donizetti de Souza.
Segundo o engenheiro ambiental que também é professor na Unifal, é importante ressaltar que a área verde é todo aquele espaço na área urbana onde existe uma grande quantidade de árvores, grama e jardim e que permitem a infiltração da água da chuva no solo. Espaços como o Parque José Affonso Junqueira, Parque Municipal e o Parque da Serra de São Domingos. Ruas arborizadas como a São Paulo, por exemplo, não entraram no estudo, pois a área onde ficam os troncos são concretadas o que não permite uma grande absorção da água da chuva.
Ainda de acordo com Pereira, a área verde proporciona outros benefícios para os moradores como a saúde e o lazer e isso influencia em muito na qualidade de vida da população de Poços.
Outro benefício proporcionado pelas áreas verdes é a amenização da temperatura. Ao longo do mapeamento foram feitas duas medições de temperatura em locais considerados ilhas de calor. Uma no inverno e outra no verão. E o resultado foi a diferença de 5 graus a menos na temperatura, quando comparada regiões como a Rua Assis e o Parque Municipal. Onde tem a área verde a temperatura é mais amena e agradável.
O mapeamento concluído em 2014 virou artigo científico apresentado durante o Congresso Nacional do Meio Ambiente do ano passado e também virou objeto de estudo em Campina Grande na Paraíba.