Dia da Consciência Negra: Representantes da população negra são homenageados
As comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20, foram antecipadas em Poços de Caldas com a realização de uma sessão especial na Câmara de Vereadores na última sexta-feira, 17. Representantes de movimentos e comunidade Afro, familiares e amigos dos homenageados lotaram o plenário.
Antes da entrega de um diploma a cada homenageado da noite, o publico e vereadores assistiram a uma apresentação dos estudantes da Casa do Menor que participam do Projeto Ritmos Brasileiros. O coral infantil emocionou o público presente.
Este ano 13 representantes da comunidade negra poços-caldense foram homenageados pelos vereadores. Entre eles uma das personalidades mais respeitadas no meio cultural e religioso, dona Orlanda Conceição da Silva. A indicação foi feita pela vereadora Maria Cecília Opípari.
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Pereira, indicou o professor de capoeira e coordenador de projetos sociais, Airton Domingues.
Ainda como representante da cultura negra, outro homenageado em questão foi o historiador e jornalista, Roberto Tereziano, indicado pelo vereador e líder do governo na Câmara, Álvaro Cagnani.
Além dos três também foram homenageados durante a sessão os seguintes representantes: Antônio Jacinto dos Santos (Joaquim Alves), Erik Pereira da Silva (Gustavo Bonafé), Luiz Henrique de Souza (Carlos Roberto de Oliveira Costa), João Carlos Antônio (Wilson Rodrigues), José Onofre Davi (Mauro Ivan de Oliveira), Lúcia Vera de Lima (Paulo Eustáquio de Souza), Luiz Carlos da Silva (Marcelo Heitor), Maria José Batista de Carvalho (Lígia Podestá) e Marieta Carneiro dos Santos (Lucas Arruda).
A sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra visa dar maior visibilidade ao trabalho e às lutas enfrentadas pelos negros no município, acompanhando as demais ações promovidas em todo o país no Dia Nacional da Consciência Negra. A data é celebrada em 20 de novembro, através da aprovação da Lei n. 12.519/2011.