Roberto TerezianoUncategorized

ALDO BONORA PELOS OLHOS DE BRUNO FELIZBERTI

P1100850

Numa tela rara de Bruno Felizberti o registro do início da produção de cristal em Poços de Caldas.

A tela com mais de 60 anos, registra através dos pinceis hábeis do pintor, o não menos italiano Aldo Bonora, falecido recentemente, quando dava início a arte do vidro que se tornaria uma das referencias de Poços de Caldas.

O vidreiro, chegou a Poços de Caldas juntamente com Alfredo Zani, ambos vindos das ilhas Murano, Veneza, local de referencia na Itália na produção de cristal murano. Depois e passar por São Paulo e trabalhar em algumas fábricas de vidro, descobrem que existia em Poços de Caldas um forno para vidro, pertencente a Alfredo Santa Maria e aos proprietários dos vinhos Marcassa, que tentavam fazer garrafas para os produtos da vinícola.

Em um momento especial do pintor Felizberti, ele registra o vidreiro Aldo Bonora e seu auxiliar, na sua primeira oficina, ao lado do primitivo forno para fazer vidro da Cristaleria artística Poços de Caldas.

P1100852

Embora se trate de uma tela antiga, ela foi pouco vista pois foi para a casa de Aldo Bonora e, só as pessoas que frequentavam sua casa tiveram a possibilidade de conhecê-la.

Agora, com o falecimento do mestre pioneiro dos cristais na cidade, o quadro passa para as mão de Aldo Bonora filho.  Outras preciosidades de pintores de Poços de Caldas também foram encontradas como uma tela de Mattioli, uma de Nacré Cury e uma de pintor desconhecido, possivelmente, de Caponi ou Sttopa

3 comentários sobre “ALDO BONORA PELOS OLHOS DE BRUNO FELIZBERTI

  • Aparecida de Fátima Pires Meduqui

    A última visita que fizemos a residência do SR Ando Bonora Filho tive o privilégio de ver esta tela que achei uma bela obra de arte

    Resposta
    • Bruno Filizberti sempre nos surpreende. Fico imaginando quantas obras desconhecidas dele existem mundo a fora. Vem aí muito em breve um livro sobre a vida do nosso grande pintor.

      Resposta
  • Olá,me chamo Denis,sou vidraceiro a 17 anos,amo o que faço,mais tive recentemente a curiosidade de saber a história do vídeo dês do princípio pois já lá no Egito antigo já avia vidros, descobri que antes de forjarem o ferro que Thubau caim foi o primeiro mestre,a pedra de nome obsidiana já era esculpida para caça

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.