DiversosEconomia

Azeite produzido por poços-caldense é um dos melhores do mundo

De produtor de amoras pretas e aspargos a produtor de azeite. O olivicultor e azeitólogo, Moacir de Carvalho Dias, recebeu uma das maiores classificações de azeite do mundo na categoria blend, qualidade produzida na fazenda da família. O azeite do poços-caldense disputou com mais de mil amostras.

 

Azeite produzido por Moacir é o melhor do mundo na categoria blend – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A premiação aconteceu no final de abril, durante o Concurso Mundial de Azeite, o NYIOOC World Olive Oil Competition, considerado o maior e mais prestigiado concurso de qualidade de azeite do mundo, realizado em Nova Iorque.

O olivicultor ficou surpreso com o resultado, pois o azeite Irarema é o primeiro produzido por ele, de uma lavoura de apenas dois anos. Depois que moeu os frutos, decidiu enviar as amostras para o concurso, mas sem pretensão alguma de premiação. “A mistura das cultivares produzidas na propriedade agradou o paladar dos jurados. Eu não esperava por este resultado, tanto é que competi com professores meus da Europa, produtores que estão no mercado há mais tempo e, de repente, a mistura que desenvolvi aqui foi a melhor da categoria. Fiquei muito feliz com o prêmio”, comemora o olivicultor.

O azeite extra virgem  produzido é o resultado de dois anos de trabalho na Fazenda Irarema que, desde 1870, tinha o café como o carro chefe da propriedade. Além da plantação de oliveiras, a fazenda recebeu uma grande estrutura para a produção do azeite, que vai desde a colheita, processamento dos frutos, moagem, armazenamento e vazão do produto.

 

A primeira produção rendeu apenas 27 litros de azeite mas, para a próxima safra, a expectativa é de uma produção de 1.800 a 2 mil litros, podendo chegar futuramente a até 80 mil litros.

O maquinário, importado da Europa, hoje atende não só a demanda da fazenda bem como aos produtores da região que não têm onde extrair o azeite. Um investimento de família que já começa a dar bons frutos.

 

Visitantes podem conhecer a produção e participar de degustações – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Na fazenda, também foi criado um espaço para receber turistas que queiram conhecer o passo a passo da produção de azeite. Os visitantes também participam de uma oficina de degustação e podem visitar, ainda, a casa container onde são produzidos sabonetes a base de azeite.

 

Geração de emprego

 

Atualmente, 11 famílias trabalham na fazenda e, para os próximos anos, será necessário empregar mais 80 pessoas para a colheita das azeitonas. A produção de azeite vem crescendo em Poços e região, chegado aproximadamente a 40 produtores.

 

Por isso, Moacir Carvalho Dias pensa em criar uma cooperativa para valorizar e agregar ainda mais valor ao azeite produzido no Sul de Minas e interior paulista, justamente neste momento em que o mercado voltou os olhos para o azeite produzido no Brasil por causa da premiação. “Os europeus, que têm tradição em azeite, passam a olhar de outra forma para o Brasil que, agora, é destaque no mercado mundial”, destaca o olivicultor.

 

Por ser um produto diferenciado, o azeite produzido na Fazenda Irarema varia de R$ 35,00 a 50,00. “A diferença do azeite produzido aqui e em todo Brasil é o fato de ser um azeite fresco. Assim, o consumidor tem certeza que está comprando um produto 100% puro e sem conservante”, conclui o olivicultor.

70 comentários sobre “Azeite produzido por poços-caldense é um dos melhores do mundo

  • Onde pode ser adquirido. Ficou faltando essa informação na reportagem. Parabéns, pela reportagem.

    Resposta
    • Olá Marcelo, o azeite é vendido na Mercearia Líder no centro de Poços, ou se preferir pode ir direto na Fazenda Irarema que fica uns 4 km do Bortolan, entrando pelo trevo da queijaria Vaca Amarela (3712-9792)

      Resposta
        • Olá Ronaldi entre em contato com o pessoal na fazenda por favor (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

          Resposta
          • Bom dia sou de Santa Catarina, gostaria de comprar o azeite premiado, onde encontro aqui mais perto?

    • Como fazer para comprar ? Moro em São Paulo.

      Pode enviar pelo correio?

      Resposta
      • Olá Margarida, por favor entre em contato com o pessoal da fazenda Irarema – (35) 3721-9792. abs

        Resposta
  • Q notícia prazerosa e saborosa !
    Parabéns ao olivicultor Moacir Carvalho Dias! Ele não fez o melhor por interesse ao prêmio, fez o melhor por desejo e compromisso c o produto e consumidor!
    Vejo q a recompensa foi valiosa, mais ainda, nos aspectos ético, social .Isto, abrange e eleva o conceito de Poços de Caldas e Brasil!
    Ótima matéria do jornalista Roni Bispo.

    Resposta
  • Que maravilha!! Sou de São João da Bia Vista, estarei aí em Poços de Caldas para conhecer e adiquirir o azeite. Qual endereço por favor?

    Resposta
    • Qual i endereço da produção do azeite?

      Resposta
      • Olá o azeite é produzido na Fazenda Irarema – Rodovia Poços de Caldas / São Sebastião da Grama sem numero (27,56 km)
        13790-000 São Sebastião da Grama – (35) 3714-4267
        obrigado por nos acompanhar
        Abs

        Resposta
        • Conceição Aparecida Martins Matos

          Não mandam pelo correio ! Moro em São Paulo

          Resposta
          • Olá Conceição, por gentileza. Entre em contato com o pessoal da Fazenda Irarema, eles poderão lhe ajudar. abs

  • Que maravilha nossa cidade , e nosso povo mostrando só mundo do que é capaz, parabéns!

    Resposta
  • Que maravilha nossa cidade , e nosso povo mostrando ao mundo do que é capaz, parabéns!

    Resposta
    • olá Celso, além da classificação no catálogo,a premiação é um troféu de acordo com cada categoria. abs

      Resposta
  • Realmente, uma novidade e tanto a produção de azeite, principalmente por não ser a oliveira uma planta natural do Brasil. Gostaria de saber se há a necessidade de agendar a visita. Qual o fone para contato?

    Resposta
      • Esse telefone está errado, é de uma loja de ração .
        Gostaria que atualizassem endereços e telefone para que não percamos a viagem , porque assim como eu que não moro na cidade , outras pessoas consigam ir.

        Resposta
  • Parabéns para este produtor que mais uma vez demostra que não precisa importar produtos para saborear qualidade!!
    Na área da produção de vinhos acontece isso também, tem no mercado vinhos que são bons tanto quanto os importados , o mais ainda, pena que o regime tributário seja o inimigo principal desses produtores sérios e competentes.

    Resposta
  • É um orgulho muito grande ver um brasileiro conquistar um premio dessa categoria, principalmente para nós que moramos no exterior. O Brasil que guardamos na memória é esse… de pessoas simples e talentosas que mostram ao resto do mundo o valor do nosso país. Obrigada Moacir!

    Resposta
  • Parabéns Moacir!!! Sensacional!!! Quando for a Poços irei adquirir!!! Sucesso!!!

    Resposta
  • parabéns que orgulho para os pocos caldenses amooooo ainda mais essa linda cidade 👏👏👏👏

    Resposta
  • Gostaria de saber se em São Paulo temos onde ou como adquirir o azeite. Obrigada.

    Resposta
    • Olá Eneida entre em contato com o pessoal na fazenda por favor (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

      Resposta
  • Olá Moacir li toda a matéria fiquei feliz por saber que nosso Brasil é reconhecido lá fora com o melhor azeite do mundo, isso é de grande valia, parabéns pelo seu trabalho. Quero conhecer de perto sua fazenda e comprar desse azeite puro.

    Resposta
  • Parabéns Moacir pelo resultado entregue ao consumidor. Voce esta de parabens pelo investimento e pioneirismo na região de poços de Caldas.
    É uma honra para todos nós esse prêmio e tanbem saber que nao vamos mais ficar refens de azeites importados. Agora temos o nosso próprio azeite e não só isso, temos o melhor Azeite….
    Parabéns. …

    Resposta
  • Amei a informação. Como faço para conhecer essa maravilha de lugar?

    Resposta
    • Olá Luciana, entre em contato por favor na Fazenda Irarema: (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

      Resposta
    • Olá Luciana entre em contato com o pessoal na fazenda por favor (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

      Resposta
  • Ola moro em sao carlos e gostaria de adquirir

    Resposta
    • olá Andreia, entre em contato por favor na Fazenda Irarema: (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

      Resposta
    • Olá Andreia entre em contato com o pessoal na fazenda por favor (35) 3721-9792. obrigado por nos acompanhar. abs Roni Bispo

      Resposta
  • Parabéns ao produtor e a matéria elaborada. Com certeza minha próxima viagem a Poços de Caldas irei visitar a loja para adquirir o agora famoso azeite e quem sabe conhecer a Fazenda. Com certeza valerá a pena Parabéns.

    Resposta
  • Bom dia.

    Afinal qual número de telefone é o correto. Ou os dois números informados estão corretos.

    ( 35) 3712-9792 ou 3721-9792

    Desde já
    Obrigado

    Resposta
  • Parabéns Moacir. Que notícia boa.
    Sou paulistana, moro na capital mas amo essa cidade do Sul de Minas.
    Mais um excelente programa para minha próxima visita a Poços .
    Essa é a notícia que gostaríamos de ler todos os dias, brasileiros empreendedores investindo no nosso país e nos representando lá fora positivamente.
    Parabéns.

    Resposta
  • Parabéns! Um investimento maravilhoso para nossa cidade e região!
    Como eh bom ter um azeite fresco e de qualidade produzido tão próximo!

    Resposta
  • Muito bacana a matéria! Feliz em ler uma notícia maravilhosa como essa, saber que apesar de toda dificuldade que nosso país nos propõe diariamente, existem exemplos assim. Empreendedores que acreditam e fazem a diferença. Parabéns!!

    Resposta
  • Joaquim Francisco de Oliveira Netto

    acho que ficou faltando também o nome do premiado azeite.

    Resposta
  • Parabéns Moacir pela merecida conquista, me sinto honrado porque sou Poçoscaldense de coração, nasci em Caconde, porém , minha juventude foi vivida em Poços de Caldas, ainda tenho familiares nesse “Pedacinho do Céu .

    Forte abraço.
    Odair de Faria

    Resposta
  • Parabéns Moacir pela merecida conquista, me sinto honrado porque sou Poçoscaldense de coração, nasci em Caconde, porém , minha juventude foi vivida em Poços de Caldas, ainda tenho familiares nesse “Pedacinho do Céu .

    Forte abraço.
    Odair de Faria

    Resposta
  • Estou a dias atrás desta matéria. Qual nome do azeite

    Resposta
  • Sou nascido em Poços e moro em Agudos (próximo de Bauru); que bom saber desse produto que passa a certeza de ser 100% extra virgem, visto que já lí e vi reportagens desses azeites de supermercados, em, cuja embalagem indica “extra virgem ” ,porém, não passam nos testes.

    Resposta
  • Oi. Boa. Noite. Paz e Bem! Como possi comprar? Moro em Salvador. Obrigada!

    Resposta
    • Olá Patricia, boa noite. por favor entre em contato com o pessoal da fazenda Irarema – (35) 3721-9792. abs

      Resposta
  • Está faltando adicionar website e e-mail do produtor. Eu moro fora do país e gostaria muito de poder comprar esse azeite. Eu sigo essa competição e não encontrei nenhum produto brasileiro no website oficial deles.

    Resposta
    • Olá Luis, boa noite. por favor entre em contato com o pessoal da fazenda Irarema – (35) 3721-9792. abs

      Resposta
  • E aqui no interior de São Paulo ( Campinas) onde encontramos ?

    Resposta
    • Olá Simone, boa noite. por favor entre em contato com o pessoal da fazenda Irarema – (35) 3721-9792. abs

      Resposta
  • Olá, moro em São Carlos e conheci o sabonete em visita a Poços, comprei vários, minha mãe é idosa,tem Alzheimer, o sabonete é uma maravilha para hidratar a pele!Não temos que usar nenhum outro óleo ou creme, acho que ele poderia ser vendido em farmácias com indicação para esse fim.

    Resposta
  • olá. boa tarde, adorei a materia, vou na mercearia ver esta preciosidade.

    Resposta
  • Parabéns Moacir seu azeite recebeu o prêmio máximo mundial ,moro em Recife então me diga onde posso comprá-lo via correios e usando cartão de crédito?
    Obrigado, Iram Araújo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.