Azeite produzido em Poços é premiado durante a Semana da Gastronomia Mineira

O azeite produzido na Fazenda Irarema foi agraciado com a menção Honrosa da Frente da Gastronomia Mineira e do Governo de Minas por meio do Prêmio Eduardo Frieiro, durante a 5ª Semana da Gastronomia Mineira.

Moacir Carvalho Dias (centro) recebe o troféu “Prêmio Eduardo Frireiro” – foto Nélio Rodrigues

O prêmio visa homenagear pessoas e instituições de todo o Estado que mantêm a memória da culinária mineira e a promovem por meio de ações de destaque.

A homenagem ocorreu durante a solenidade realizada na prefeitura de Belo Horizonte no último dia 5 de julho, data que é celebrada o Dia da Gastronomia Mineira e que também marca o nascimento de Eduardo Frieiro, professor universitário, escritor e autor do primeiro livro especializado nas peculiaridades da culinária de Minas.

A Fazenda Irarema  foi representada pelo olivicultor e azeitólogo, Moacir Carvalho Dias que recebeu o troféu “ Prêmio Eduardo Frieiro”.

Em abril do ano passado o azeite Irarema foi eleito o melhor do mundo na categoria blend durante o Concurso Mundial de Azeite, realizado em Nova Iorque.

Azeite produzido por Moacir é o melhor do mundo na categoria blend – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

O  NYIOOC World Olive Oil Competition, considerado o maior e mais prestigiado concurso de qualidade de azeite do mundo. O azeite do olivicultor  poços-caldense disputou com mais de mil amostras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *