A Flor e o Imperador é apresentada em creches municipais
Alunos do Centro de Educação Infantil municipal Beija-flor, no bairro Maria Imaculada, zona oeste da cidade, tiveram uma tarde diferente na última quarta-feira, 16, com a apresentação do teatro de bonecos “A Flor e o Imperador”, do grupo de teatro Bem-me-quer.
O espetáculo busca desenvolver nas crianças o senso de coragem para enfrentar situações difíceis do cotidiano e também aborda, de forma lúdica, outras questões do universo infantil. Além da peça, a ação também contou com o plantio de árvore no CEI.
“A apresentação tem como foco a coragem para solucionar problemas fazendo com que o público se divirta, refletindo sobre o que pode se fazer quando as coisas não vão bem”, explica o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques. A peça é voltada para as crianças do Jardim II, mas, no CEI Beija-flor, os alunos do Jardim I e do Maternal também prestigiaram a apresentação.
Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Mônica Regina Poloniato, as crianças gostaram muito da apresentação. “Os alunos só falam da peça. As crianças do Jardim entenderam o recado e as do Maternal ficaram encantadas especialmente com o dragão”, contou. A unidade atende a 100 crianças.
Além do CEI Beija-flor, mais três unidades de educação infantil foram contempladas para receber o projeto, que tem incentivo do DME. Todas as apresentações acontecem em maio, sempre das 13h30 às 15h30. Nesta quinta-feira (17), é a vez do CEI São Paulo. Já no dia 24, o espetáculo será apresentado no CEI Aquarela (Estância São José) e no dia 25, no CEI Conceição Aparecida Miguel (Vila Matilde).
Após a apresentação, é feito o plantio de árvore na unidade, juntamente com as crianças. “Hoje, as crianças chegaram já querendo cuidar da muda que foi plantada ontem”, relata a coordenadora do CEI Beija-flor.
“O objetivo é fazer da escola um ambiente mais atrativo, desenvolvendo uma atividade envolvente e agradável e despertando nas crianças o interesse em cuidar da natureza”, destaca a diretora geral da peça, Jacque Ferrari, que é fundadora do Grupo Bem-me-quer, que tem 15 anos de atividades direcionadas ao teatro infantil.
O projeto conta com incentivo do DME e apoio do Horto Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Projetos de Educação Complementar.
A história
“A Flor e o Imperador” conta a história de um imperador que, já caminhando para a velhice, sentiu a necessidade de indicar e preparar aquele que seria o herdeiro do trono. Como não tinha filhos e nem entes próximos, resolveu que escolheria o seu sucessor dentre todas as crianças do reino, então as convocou para um encontro no palácio. A peça vai se desenrolando em várias situações cômicas. As crianças são chamadas para uma avaliação e demonstram suas aptidões e, nesse ambiente de rivalidade, são apresentadas as diversas formas de competição, valendo de tudo para vencer. Cada criança recebe uma semente, deverá ser responsável em plantá-la e oferecer os cuidados necessários. Quem tiver a flor mais bonita será o novo imperador. Inspirado na obra a Semente da Verdade, a história oriental inspira o público a descobrir bons caminhos.