Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Alunos representam Poços na etapa regional da Gincana do Saber

No início de novembro, os alunos Otávio Gabriel Prado e Juliano de Oliveira representaram a Câmara de Poços na etapa regional da Gincana do Saber 2019. A dupla da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo foi campeã na fase municipal, após competir com outras quatro duplas, e esteve em São Lourenço acompanhada do monitor Bruno Augusto Moreira de Azevedo, estudante do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, e da diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira.

Os alunos Otávio e Juliano foram destaques durante a gincana

As etapas eliminatórias da Gincana Regional aconteceram de 04 a 07 de novembro, com a participação de 18 municípios do sul de Minas. Foram classificadas para a grande final, realizada no dia 08 de novembro, as Câmaras de Pouso Alegre, Ouro Fino, Varginha, São Sebastião da Bela Vista, Itanhandu e Maria da Fé.

Os alunos  Marcelo Augusto de Cássio Paiva e Matheus Bazílio de Godoy, da cidade de São Sebastião da Bela Vista, foram os vencedores. No próximo ano, a cidade de Paraguaçu sediará a etapa regional do projeto.

Para a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira, os alunos de Poços demonstraram compromisso e responsabilidade em todas as fases da Gincana. Segundo a servidora, apesar de não ter avançado para a grande final, a dupla se empenhou durante as atividades. “Este é o primeiro ano que Poços realiza o projeto nas escolas e, no próximo ano, nossa intenção é ampliar o número de instituições participantes. Apesar de já termos participado de edições anteriores da Gincana do Saber Regional, a realização da etapa municipal é um marco para a Escola do Legislativo de Poços, pois dá oportunidade a mais alunos de conhecerem nossa Constituição Federal de uma forma dinâmica e divertida. A dupla de Poços não foi classificada para a grande final, mas fez bonito na competição e estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta.

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição.

Durante as atividades, os alunos tiveram que responder perguntas sobre o livro Constituição em Miúdos, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. A obra é de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo.

No mês de agosto, aconteceu a primeira fase do projeto, com palestras e gincana nas escolas. Em setembro, a Escola do Legislativo promoveu o lançamento, com alunos e professores das escolas participantes, e em outubro as fases eliminatória e final.

Em 2019, participaram do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (CEPOC), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *