Causa animal: Junho Verde tem ações na Praça Pedro Sanches
Quem passou pela Praça Pedro Sanches na manhã desta quarta-feira, 20, pode acompanhar uma prévia das atividades do Junho Verde promovia por servidores da Vigilância Ambiental, Guardas Municipal e Verde e ainda Policia Militar do Meio Ambiente.
O Junho Verde passou a integrar o calendário oficial de eventos turísticos, culturais e desportivos do município de Poços de Caldas, como mês de reflexão sobre o abandono de animais. “Desde o ano passado, lançamos o Projeto Melhor Amigo, com uma série de ações voltadas para a causa animal. A criação do Junho Verde é mais um ato que reforça nossa preocupação com a causa nos seus mais diferentes aspectos”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo.
A Lei Nº 9.605 de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O artigo 32 determina que atos de abuso, maus-tratos ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, estão sujeitos a pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.
O sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, Fábio de Souza de Jesus, lembra da dificuldade em configurar um crime desta natureza. “Em 10 anos de trabalho, me lembro de apenas duas ocorrências atendidas por mim em que foi configurado esse crime. Quanto mais elementos o denunciante tiver para fazer a denúncia, melhor pode ser este trabalho”.
A ação desta quarta incluiu panfletagem com a presença dos mascotes do CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses.