Pintando o Sete reúne 1.700 profissionais para debater currículo e educação infantil
Até o dia 30 de agosto, aproximadamente 1.700 profissionais da Educação Infantil da rede municipal participam da 18ª edição do Pintando o Sete, evento que estimula a troca de experiências e saberes e oportuniza momentos para formação continuada dos educadores que atuam neste segmento de ensino. A abertura oficial foi realizada na noite da última segunda-feira (27), no Espaço Cultural da Urca.
O prefeito Sérgio Azevedo agradeceu aos profissionais da educação, especialmente os que trabalham nas creches, pelo trabalho que desenvolvem nos centros de educação infantil municipais. “Poços é referência neste setor”, destacou. Ele aproveitou para anunciar a parceria com a Autarquia Municipal de Ensino que vai oferecer formação continuada gratuita também para os servidores de outras áreas da Prefeitura. A diretora da AME, Nanci de Moraes, esteve presente à abertura do evento, que contou com apresentação do Coral Livre do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani.
A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, enfatizou a relevância fundamental da formação, especialmente para os profissionais de ensino. “Espero que, ao longo da semana, nós tenhamos momentos de muita reflexão que, certamente, farão diferença na sala de aula com as nossas crianças”, afirmou.
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Pereira, também participou da solenidade de abertura. “Tenho certeza que serão palestras interessantes que vão melhorar ainda mais a qualidade da Educação em Poços de Caldas”, disse. Os vereadores Álvaro Cagnani e Lígia Podestá também prestigiaram o evento.
A palestra de abertura foi ministrada pela doutora em Filosofia da Educação, Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly. Na palestra “Desconstruindo diagnósticos”, ela falou sobre as possibilidades da relação ensino-aprendizagem. “Todo ser humano é capaz de aprender. Todo, sem exceção. O aprendizado é uma marca das possibilidades de sobrevivência humana que acontece se, e somente se houver transmissão, tanto no sentido vertical, dos mais velhos aos mais jovens, como no sentido horizontal, entre pares da mesma idade. Do outro lado do aprendizado, existe a capacidade de ensinar. Todo mundo é capaz de ensinar também”, ressaltou.
O Pintando o Sete 2018 tem como tema “Currículo e Educação Infantil”. Por isso, as palestras e as oficinas deste ano estabelecem diálogos com as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as orientações direcionadas à educação infantil, por meio do Referencial Curricular da rede municipal de educação de Poços de Caldas.
A programação completa pode ser acessada no site https://sites.google.com/view/pintandoosete2018. ( Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas)