Os nomes da cidade
Várias pessoas perguntando sobre os nomes da cidade para um trabalho escolar.
O primeiro nome, antes mesmo do povoado foi, Fazenda Curitiba. (Curitiba é sinônimo de pinheiro) Poços de Caldas no seu início era cheia de grandes araucárias. Os pinheiros estavam nas partes altas do solo do local. Tivemos o apelido de “Suíça Brasileira” em função do cenário de pinheiros e do frio que fazia antigamente.
No início do povoado, em função das águas hidro-termais se sugeriu que o nome do local fosse Hidrotermópolis, nome não aceito. Como o lugarejo pertencia à vizinha cidade de Caldas o nome escolhido foi Nossa Senhora da Saúde das águas de Caldas. (Imagina quando perguntassem qual era a sua naturalidade).
Finalmente, o nome que ficou oficial foi “Poços de Caldas” Falam alguns historiadores que a palavra caldas era em função da semelhança com a cidade termal portuguesa, Caldas da Rainha. A palavra caldas pode ter vindo também da situação geologica do local que é também chamado de Caldeira Vulcânica e caldeira produz caldas. Aliás, era muito forte a lenda de que a cidade estava dentro de uma cratera vulcânica. Isto é negado hoje pela geologia, mas a lenda do vulcão se trata de outro assunto que poderemos escrever a qualquer momento.
Portando os nomes do povoado foram “Nossa Senhora da Saúde das águas de Caldas” e depois, “POÇOS DE CALDAS”.
Nos anos de 1970 um músico da cidade que também fazia um jornal apresentou a proposta de mudança do nome da cidade. Antonio Carlos Viviani propunha que Poços de Caldas passasse a se chamar CETUBRA (Centro de Turismo Brasileiro” Proposta obviamente, Descartada. RT