Falsos fiscais tentam aplicar golpe em comerciantes de Poços
Pelo menos 5 lojistas procuraram pelo PROCON de Poços de Caldas para denunciar a prática de falsos fiscais que estiveram nos estabelecimentos e tentaram obrigar os comerciantes a comprar exemplares do Código de Defesa do Consumidor e placas de uso obrigatório.
As denúncias foram feitas pelos lojistas nesta quinta-feira, 18, ao órgão de Defesa do Consumidor que relataram a ousadia dos estelionatários que se identificaram como fiscais do PROCON e tentaram coagir os comerciantes.
Diante da tentativa de golpe, o PROCON emitiu um alerta aos comerciantes. A assessora jurídica do PROCON, Fernanda Soares, ressalta que o órgão não realiza qualquer tipo de venda ou comercialização de produtos. Segundo a assessora jurídica não há necessidade de comprar exemplares do Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as versões para impressão do Código de Defesa do Consumidor e das placas de uso obrigatório estão à disposição gratuitamente na internet. Basta fazer o download no site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no banner PROCON).
A assessora jurídica do PROCON orienta os comerciantes para que chamem a Polícia Militar caso seja verificada situação como a que foi relatada pelos lojistas que receberam a visita dos falsos fiscais.