Documentário acadêmico retrata o trabalho desenvolvido pelo CAPS AD de Poços
O CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas que é uma porta de entrada para o acolhimento e o atendimento de pessoas que sofrem com a dependência química é tema de um trabalho acadêmico de duas estudantes de jornalismo da Unifae.
O documentário “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química” registra o atendimento oferecido pelo SUS, Sistema Único de Saúde no município.
O vídeo produzido pelas estudantes Marcela Garcia e Tainá Nery é o produto final do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
O trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira apresentada no final de junho foi um artigo científico com revisão bibliográfica e reflexão sobre a problemática das drogas e a abordagem dada pelos veículos de comunicação.
A segunda etapa é o vídeo documentário com duração de 24 minutos e integralmente gravado na sede do CAPS AD em Poços. Mais que uma atividade acadêmica, o trabalho foi uma oportunidade de conhecer o que o município oferece para os dependentes químicos e ainda registrar as histórias vividas por estas pessoas.
O CAPS AD integra a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial em Poços, composta também pelo CAPS Girassol, pelo NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, além do pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Santa Lúcia.
A exibição do video-documentário “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química” será na sexta-feira, 30, às 19h30, no auditório da UNIFAE, em São João da Boa Vista. O evento é aberto ao público.