Segurança dos pedestres na Avenida Alcoa preocupa vereadores
O coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), Fernando Carneiro, esteve reunido com a vereadora Lígia Podestá (DEM) com o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão, e ainda o diretor-geral do Campus IFSuldeminas, Thiago Caproni Tavares, na Avenida Alcoa, próximo ao Tatersal, na zona sul da cidade.
O trecho foi alvo de uma Moção de Apelo encaminhada ao DEER e ao DNIT para que sejam realizadas melhorias para garantir a segurança dos pedestres que circulam pelo local.
No documento elaborado também pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB), foram apontadas as dificuldades que moradores, principalmente alunos do CAIC e do Campus do Instituto Federal do Sul de Minas, têm para atravessar a avenida, já que no local não há faixa de pedestre e os redutores de velocidade ficam longe do ponto de ônibus.
Durante a visita ao local, o coordenador do DEER observou que é possível construir uma travessia elevada (traffic calming) na pista, no sentido bairro. Já no sentido contrário, o quebra-molas que fica próximo a Phelps deve ser remanejado para as proximidades do ponto de ônibus.
De acordo com a vereadora Lígia Podestá, por dia circulam pelo local cerca de 1.300 alunos do Caic, além dos estudantes do IF Sul de Minas e moradores. Segundo o coordenador do DEER, a obra é viável e será executada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Ainda durante a visita, Lígia Podestá solicitou também a execução de uma obra de aplainamento do asfalto nas imediações do CAIC, além da demarcação de sinalização horizontal para estacionamento de ônibus, vans e carros. O pedido foi tema de requerimento dos dois vereadores aprovado na última reunião ordinária da Câmara.