Audiências para discutir a revisão do Plano Diretor começam amanhã
A Secretaria Municipal de Planejamento, promove, a partir de amanhã, terça-feira dia 26, reuniões em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural, para discutir a revisão do Plano Diretor do município. Serão oito audiências públicas, que se iniciam pela zona rural, no bairro Córrego D’Antas, às 19h.
Ainda na zona rural, acontece a segunda audiência, dia 29, na Escola Carmélia de Castro. Depois, as reuniões seguem para as regiões sul, oeste, centro e finalizam na região leste, no dia 19 de maio. Paralelamente, acontece a Conferência das Cidades, no dia 6 de junho, na Urca, que também irá discutir propostas para o planejamento urbano de Poços. Ainda em junho, são realizadas as Audiências Setoriais, com participação de entidades de classe e conselhos, como OAB, Crea, ACIA e sindicatos. Todo o processo de discussão tem o desfecho no final de junho e início de julho, com as reuniões do Condurt, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial.
O documento final, fruto de todas as discussões e que norteará o crescimento do município para os próximos dez anos, dará origem a um projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara de Vereadores, que por sua vez, realiza uma Audiência Pública e depois segue para apreciação e votação em plenário, pelos vereadores.
O texto base para as discussões foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, tendo como referência estudos realizados em 2012. Este estudo foi avaliado, modernizado, e será levado à população, para discussão.
O Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade. É um documento que orienta ações e investimentos em desenvolvimento urbano, visando tornar a cidade mais competitiva, atraente e harmônica em termos sociais, urbanísticos e ambientais.
A revisão do plano, a cada dez anos, está prevista no Estatuto da Cidade, estabelecido pela Lei Federal nº10.257, de 10 de julho de 2001. “A participação da população é de extrema importância nas discussões para que todos se sintam representados e que as características de cada região sejam levadas em consideração no Plano Diretor do município”, ressalta o secretário de Planejamento, Rodrigo Reis. (Fonte – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Poços de Caldas)