Cerca de 19 animais em situação de risco são resgatados por mês em Poços
Um balanço divulgado pela 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas revela o quanto são vulneráveis os animais seja de pequeno, médio ou de grande porte. Do início do ano até o momento os bombeiros já resgataram 137 animais que estavam em situação de risco e perigo. Uma média de 19 salvamentos por mês.
Prova disso foram os dois salvamentos realizados somente na última terça-feira, 30. O primeiro do dia demandou de muito trabalho para resgatar um cavalo que caiu em uma fossa em um terreno no bairro Vila Rica, zona oeste da cidade.
O cavalo ficou com as patas dianteiras e a cabeça para fora do buraco. Os bombeiros utilizaram um colchão para amenizar o sofrimento do animal enquanto era içado por meio de técnicas de tração durante o salvamento.
O segundo resgate foi por volta das 18h no bairro São José, onde um cachorro de porte médio havia caído em um barranco e deslizou até um esgoto. A equipe chefiada pelo tenente Tarcio Salles desceu até o local e precisou improvisar um cesto para remover o cão que estava com quadro de hipotermia devido e ainda com uma das patas traseiras fraturada.
Como ninguém apareceu para se responsabilizar pelo cachorro ele foi encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, onde ficou sob os cuidados veterinários.
No dia 14 de junho, um cavalo que foi resgatado às margens da BR 146 na entrada da cidade não teve a mesma sorte. Apesar dos esforços das equipes do Corpo de Bombeiros e populares para retirar o animal de uma vala, ele não resistiu e acabou morrendo no CCZ após ser medicado. O cavalo ficou bastante debilitado depois de passar a noite no buraco.