Urca sedia Capacitação em Patrimônio cultural
Desde segunda-feira, 30, o Espaço Cultural da Urca recebe o Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural, promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas. O evento que termina nesta quinta-feira, conta com palestras, exposição de maquetes e visita guiada pelo Centro Histórico da cidade.
A capacitação tem organização da Secretaria Municipal de Planejamento, por meio da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento. Apoiam a iniciativa, o Condephact (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/PUC-Poços. Os universitários construíram as maquetes de prédios antigos, hoje inexistentes, com base nos arquivos da própria secretaria.
Durante os três dias de capacitação, a programação começa sempre às 14h. Nos painéis, são explorados temas importante sobre patrimônio, posturas contemporâneas e preservação, além de aspectos da paisagem cultural, a memória e transformação da cidade serão pontos observados. “Este vai ser o primeiro de vários outros eventos organizados pela divisão de Patrimônio Histórico”, informou o secretário de Planejamento, Tiago Cavelagna, presente à abertura.
No primeiro dia, houve palestra com a professora Ana Paula Farah, membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), que abordou “Patrimônio Cultural: As Posturas Contemporâneas”.
Hoje último dia do evento, será a vez da professora Esther Cervini, doutoranda em Urbanismo pela PUC–Campinas e especialista em uso e conservação dos recursos naturais. Ela vai abordar “Paisagem Cultural: Memória Cidade e Transformação” e, na quarta, “Dinâmica da Preservação do Patrimônio em Poços de Caldas e Minas”.
A visita guiada também ocorre nesta quinta-feira, a partir das 16h30, com participação da arquiteta Letícia Loiola, coordenadora de Patrimônio Construído e Tombamento, e especialista em restauro arquitetônico. A exposição de maquetes “Reconstruindo Memórias” pode ser conferida na Urca, das 12h às 18h.
A capacitação atende ainda aos novos membros do Condephact, recém-empossados. O conselho tem o objetivo de sugerir e participar das definições da política municipal de defesa e proteção do patrimônio histórico, turístico, artístico, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, documental, paisagístico e ambiental do município, além de coordenar, integrar e executar as atividades públicas referentes a esta política.