Todos pelo Lucas: 220 doadores já se cadastraram para doação de medula
A campanha para o cadastro de novos doadores de medula óssea em prol do estudante Lucas Ryan tem surtido efeito positivo em Poços de Caldas. Desde a última segunda-feira até a noite de ontem, 220 voluntários foram até o Hemocentro e se cadastraram como candidatos para doação de medula.
Diagnosticado com aplasia medular, o estudante Lucas Ryan, de apenas 15 anos luta contra o tempo para encontrar um doador de medula compatível e realizar o transplante.
Amigos e familiares do estudante tem realizado uma campanha nas redes sociais para que o maior número possível de candidatos possa ir até o Hemocentro para se cadastrar. Para aumentar as chances do estudante e também de outras pessoas que necessitam de um transplante, o atendimento na unidade da Hemominas na cidade vai funcionar das 7h ás 22h até esta sexta-feira, 27.
Em outra campanha realizada na semana passada no Fórum de Poços de Caldas, em parceria com a Fundação Hemominas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, outras 126 pessoas já haviam se cadastrado como doadores.
Orientações para integrar o cadastro de doadores
É necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para o cadastro é importante apresentar um documento oficial e original com foto e preencher os formulários de identificação e de consentimento. No cadastro, é colhida uma amostra de sangue de 5 ml para a realização do exame HLA – Antígenos Leucocitários Humanos, que determina as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. O tipo de HLA é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para a doação.
O Hemocentro de Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.
Participem. Façam o cadastro. Você pode salvar uma vida!