CulturaDiversosNotícias

Festival gastronômico traz sabores da Itália para Poços

Tem início nesta quinta-feira, 14, véspera de feriado, o do festival gastronômico Regioni Nel Piatto. O evento é promovido pelo Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas que visa difundir aromas, sabores e saberes das culinárias das vinte regiões da Itália.

Festival reúne 29 pratos com sabores genuinamente italianos, entre eles o Pansotti Con Salmone preparado pelo chef Henrique Benedetti – foto divulgação

O festival, que vai até o dia 30 de novembro, será marcado pela diversidade gastronômica e conta com a participação de 29 restaurantes, bares, cafeterias de Poços de Caldas, cada um representando uma região da Itália.

A diretora sociocultural do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, Luciana Marinoni, lembra que no Brasil, com a chegada dos italianos, foram introduzidos aos pratos alguns alimentos no cardápio. Segundo ela, até então, não era utilizados variedades de frutas e verduras e os próprios italianos construíam suas hortas onde os mesmos cultivavam hortaliças, ervas e legumes, não somente para consumo próprio, mas para venda.

Muitos alimentos trazidos pelos italianos para o Brasil foram introduzidos à mesa dos brasileiros.

“A ideia do festival é promover e realçar as tradições culinárias da Itália, que formam sua identidade cultural e levam sua imagem para todo o mundo, divulgando os bons hábitos alimentares italianos. A culinária italiana sempre despertou interesse no mundo inteiro, sendo uma das mais apreciadas por seus ingredientes e sabores. Pensando nisso, idealizamos o festival gastronômico Regioni Nel Piatto, trazendo ao seu prato as 20 regiões da Itália para uma experiência única. A gastronomia é uma linguagem usada para explicar nossa terra, cultura, memória, vivências, viagens. Como cidadã italiana, sei da importância da culinária para os italianos, e esta é uma forma de divulgar uma vez mais a Itália em nossa cidade”, explica Luciana.

Para a presidente da Associação de Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares de Poços (Abre), Gina Remedio Carneiro, esse tipo de festival é uma tendência em Poços. “Fiquei muito feliz com a aceitação dos empresários de bares e restaurantes com relação a esse festival. Nós já fizemos o Sabores do Mercado, que foi um sucesso, está tendo um de café e foi com muito carinho que a gente programou esse festival de comida italiana, até porque a comida italiana é muito familiar para a gente. É uma forma de divulgarmos o setor gastronômico da cidade e promover coisas diferentes. Isso é muito positivo, tanto para o cliente, que vai ter outras experiências, quanto para nós, que estamos movimentando, criando, senão a gente acaba se acomodando. Por isso,eu acho muito positivo em todos os aspectos”, comenta Gina.

O chefe Henrique Benedetti, do restaurante Mangata, aprovou a ideia do festival, até pelo fato da grande colônia italiana que existe no Sul de Minas. “Eu sou de origem italiana, meus bisavós são italianos da região da Toscana. Mas, eu escolhi a Liguria, porque eu conheço Gênova e acho muito interessante a região da Liguria porque, como ela é isolada pelos Alpes, ela não tem aquela característica tão italiana, a base de farinha de trigo e creme de leite, como todo mundo conhece. O forte lá são os frutos do mar, pesto de manjericão, que veio de lá também. É uma região de veraneio, que fica muito cheia no verão. Por isso, as receitas são muito frescas, a base de azeite, frutos do mar… Enfim, eu fiquei muito lisonjeado pelo convite, acho que foi uma iniciativa muito bacana da Luciana Marinoni e vai ser um sucesso, com certeza”, aposta Henrique Benedetti.

A presidente do Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, Elaine Piva, espera que esse o primeiro de muitos festivais. “É um projeto ambicioso da nossa parte. E quanto mais ambicioso o sucesso também é proporcional. O Círculo está bem ativo e esse sempre foi nosso objetivo, Nós gostaríamos que a comunidade fosse mais unida, não só em torno desses eventos, mas no geral. A gente chega lá, um passo de cada vez”, diz Elaine.   

Confira a relação dos estabelecimentos participantes:

Baiuca, Becco Burguer, Becco Gastronomia, Bigodera, Fabiano’s Bar, Gorillaz, Capitão Grill, Casa do Colono, Casa Minerva, Dom Café, Gilbertinho, Jardineira, Justo no Terraço, Lei Seca, Mangata Bistrô, Minas Chopp, Minis Hamburgueria, New York Pub, NYC Pizza, O Armazém da Vila, Ollivia, Partiu Pizza, Pietro, Pizza na Roça, Ruths Gold, San Paollo, Sohho, Touro Grill, Zia Nina Lasanheria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.