Encontro valoriza tradição das Companhias de Santos Reis em Poços de Caldas
“Os três reis foram chamados pela estrela guia
Incenso, ouro e mirra pra o santo filho de Maria
Nós cantamos nesse dia com muita alegria
Louvando os Santos Reis e o Santo Filho de Maria”.
Incentivar e valorizar a manifestação cultural tradicional em Poços de Caldas é o objetivo principal do Encontro de Companhias de Santos Reis, que acontece no próximo sábado, 4 de janeiro, a partir das 13h, na Basílica Nossa Senhora da Saúde. Neste ano, oito companhias participarão do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas e nascem da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.
Os cortejos, formado por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.
O encontro
Em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Cultura realiza, sempre no início do mês de janeiro, próximo à comemoração do Dia de Santos Reis, o Encontro de Companhias de Reis, que visa resgatar a manifestação cultural, valorizando o patrimônio imaterial do município.
“O tradicional evento do calendário cultural do município tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição”, destaca o diretor de Políticas Culturais, Gustavo Dutra.
Neste ano, oito Companhias de Reis participam do evento: Córrego D’Antas, Sul das Gerais, Benedito Luiz Costa, Brasil Esperança, José Vitor Silva, Comunidade Três Reis Santos, Bons Caminhos e Pedro Gomes.
fonte – Secom