Ouvidoria digital registra mais de 500 atendimentos
Em 5 meses de funcionamento, o aplicativo eOuve, do Sistema de Ouvidoria da Prefeitura Municipal, registrou mais de 500 atendimentos. Os retornos à população são feitos em média, em até 15 dias, sendo que muitos casos são atendidos no mesmo dia.
Antes, o cidadão precisava ir à secretaria e o retorno poderia levar muito mais tempo. “Isto vem de encontro ao trabalho que está sendo desenvolvido por todas as secretarias desde 2017, que é acabar com burocracia e oferecer um atendimento mais rápido e eficiente para o cidadão”, salientou o prefeito Sérgio Azevedo.
Poços de Caldas foi o primeiro município em Minas Gerais, a criar esse canal direto com a população, em agosto de 2019. Uma iniciativa de modernização que atende à filosofia de cidades inteligentes. O envio de sugestões, críticas e reclamações, agora está ao alcance de mais pessoas, já que qualquer um, usando o computador ou por meio do telefone celular pode acessar o aplicativo e enviar uma mensagem.
O objetivo da Secretaria de Comunicação é ampliar este serviço, fazendo com que o cidadão cada vez mais passe a usar esta ferramenta. “É uma mudança de cultura. O cidadão que antes tinha que se dirigir até uma das secretarias para que seus pedidos fossem atendidos, agora pode fazer isso diretamente pela internet, sem burocracia, e pode acompanhar o andamento da sua solicitação. Desta forma, ganhamos em agilidade de atendimento, trazendo eficiência e mais transparência para o poder público”, explicou o coordenador da Secretaria de Comunicação, Paulo Ney.
Ao acessar o eOuve é necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências. A população pode enviar solicitações, denúncias, elogios, pedidos de informação, reclamações e sugestões, por assuntos divididos em 18 áreas: Administração; Comunicação e Transparência; Cultura; Defesa Social; Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Educação; Esportes; Fazenda; Governo; Meio Ambiente; Obras; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Procon; Procuradoria Geral do Município; Promoção Social; Saúde; Serviços Públicos e Turismo.
Todos podem participar
Vale ressaltar que quem não tem acesso à internet, o atendimento do eOuve pode ser feito via telefone (3697-2310 ) ou presencialmente, na rua Marechal Deodoro, 345.
Como acessar o eOUve via internet
O aplicativo está disponível para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br.
O link está disponível também na página inicial do site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).