Prefeito justifica vídeo sobre liberação de carro guinchado
Após a polêmica causada nas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 20, por conta de um vídeo em que o prefeito Sérgio (PSDB) Azevedo aparece autorizando a liberação do carro do vereador Mauro Ivan (PSB) guinchado na madrugada do dia 1º de janeiro, o prefeito publicou em sua pagina no Facebook um vídeo esclarecendo o episódio.
Na ocasião, estava acontecendo um show de réveillon na Praça Pedro Sanches e o vereador estacionou o carro em frente à garagem da prefeitura.
O vídeo mostra o momento em que o prefeito chega em frente a garagem já com o carro guinchado e autoriza o motorista do guincho a descer o veículo.
Na postagem feita pelo prefeito, ele alega que usou do bom senso, uma vez que o motorista, no caso o vereador Mauro Ivan, havia se apresentado e mesmo com o veículo já em cima do guincho autorizou a liberação. O prefeito ainda cita trecho do Código Trânsito Brasileiro, que permite tal conduta.
Em contato com o diretor da Guarda Civil Municipal, Marcelo Gavião Bastos, ele informou que a GCM foi acionada por conta de um veículo estacionado em frente a garagem da prefeitura, impedindo a entrada e saída dos veículos. O condutor foi procurado, porém sem êxito. Diante do fato o Auto de Infração de Transito (Ait) foi lavrado e acionado o guincho para remoção. No momento em que o guincho chegou, o condutor se apresentou para fazer a retirada do veículo. Então, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o guincho foi dispensado e como o veiculo e condutor estavam com as documentações regulares, foram liberados.
De acordo com o Portal Cidadão da Transparência da Prefeitura de Poços de Caldas até julho de 2019, 5. 171 motoristas foram autuados no município. Conforme os editais de autuação, entre as infrações estão o excesso de velocidade, uso de celular ao volante, conversão irregular, falta do uso do cinto de segurança e a maioria por estacionar em local inadequado.