NotíciasSaúdeUtilidade pública

Diretor do DMAE desmente boatos sobre contaminação por urânio na água

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Paulo César Silva, reuniu a imprensa em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 22, para desmentir notícia veiculada por um radialista de uma emissora de rádio web local e compartilhada nas redes sociais, relatando que a água na cidade estaria contaminada com alto teor de urânio.

Acompanhado do gerente da Divisão de Engenharia e Operações, Rodopiano Marques Evangelista, da supervisora da seção de Produção e Tratamento, Ana Maria Ferreira, da engenheira química Amanda Carvalhaes Souto Valin e da analista de laboratório, Rosemary Caetano Araújo, munido de documentos e laudos de laboratórios, o diretor afirmou que os boatos nada contribuem para o município.

Diretor e a equipe do laboratório do DMAE rebateram a informação sobre contaminação -foto Roni Bispo/Poçoscom.com

“O DMAE tem uma história de mais de 50 anos e tem um compromisso com a qualidade da água que chega nas residências das pessoas. É uma autarquia formada por mais de 400 funcionários trabalhando diuturnamente para que a saúde chegue na casa das pessoas através de uma água tratada e com qualidade reconhecida, não apenas pelo nosso laboratório, mas por todos os órgãos que temos que prestar contas, incluindo o Ministério da Saúde. Um boato como esse nada contribui, pelo contrário, só prejudica o município e a população”, ressaltou.

Apresentando estudo técnico realizado em 2012 sobre a qualidade das águas, o diretor ressaltou que tanto o radialista quanto os que divulgaram a notícia foram infelizes. “ O radialista leu apenas parte de um estudo técnico e não a totalidade do relatório feito por entidades reconhecidas, que, textualmente, de posses de análises laboratoriais, afirmam que não existe elementos nocivos nas nossas nascentes e nos nossos rios, notadamente o Rio das Antas, objeto da falsa denúncia.

As pessoas não têm noção do mal que uma notícia desta traz para o município e para nossa população. Será que nós todos nós, que trabalhamos no DMAE, que também consumimos, junto com nossos familiares, a água que sai de nossas torneiras, seriamos tão irresponsáveis para deixar que uma água contaminada fosse distribuída? É uma atitude inconsequente e leviana que nós não podemos aceitar porque não corresponde à realidade.

Estamos aqui com todo o corpo técnico do DMAE, para tranquilizar a nossa população e reafirmar que a água em nossa cidade é uma das melhores do país, isto comprovado por análises laboratoriais mensais e pelos órgãos que temos que prestar contas de nossas atividades”, finalizou o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.