Coronavírus: casos suspeitos de contaminação serão levados para hospital em Pouso Alegre
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, com origem na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foi registrada e agora, recentemente no continente Europeu.
Na noite desta quarta-feira, três pacientes suspeitos de infecção de Varginha foram transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio.
Os pacientes, um homem de 48 anos, uma mulher de 45 e um jovem de 21 anos, são da mesma família e apresentaram os sintomas da doença assim que retornaram de uma viagem na última terça-feira, 25, da região da Lombardia, na Itália, a mais atingida pelo vírus no país europeu. Eles estavam em um grupo de 10 pessoas e foram os únicos a apresentarem os sintomas da doença de forma leve.
Os exames para confirmação ou descarte da doença serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado. Porém ainda não foram oficializados como casos suspeitos pelo Ministério da Saúde.
Em nota A direção do hospital informou que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde. Os riscos relativos à disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Poços de Caldas não há registro de nenhum caso suspeito do coronavírus, mas todo sistema de Saúde está em alerta e se surgir alguma eventualidade será adotado o protocolo já determinado pelo Ministério da Saúde.