Procon alerta comerciantes sobre golpe da comida estragada
O Procon emitiu um alerta nesta segunda-feira, 9, aos comerciantes e empresários do setor alimentício de Poços de Caldas sobre uma nova modalidade de golpe na praça. Estelionatários estão ligando para os estabelecimentos exigido dinheiro para ajuda com despesa com medicamentos de um parente que passou mal depois de consumir algum produto da empresa.
Pelo menos um empresário já procurou pelo Procon para denunciar a tentativa de golpe. De acordo com a assessora jurídica do Órgão de Proteção ao Consumidor, Fernanda Soares, o estelionatário se identifica como familiar de uma vítima que comprou produtos na empresa e que está internado em decorrência de uma suposta intoxicação alimentar e precisa de ajuda para comprar medicamentos.
O estelionatário passa os dados bancários para o empresário para que ele faça o depósito de certa quantia, sob pena de ajuizamento de uma ação judicial. Sob a ameaça de ser processado, o empresário acaba depositando o dinheiro. “Alertamos aos fornecedores locais para que não realizem qualquer tipo de operação bancária e que procure imediatamente a Polícia Civil para que as medidas que se fizerem pertinentes caso receba ligações com relatos parecidos,” destacou a assessora.
Ainda segundo a assessora mesmo sendo um Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon está sempre atento ao mercado local, evitando ações que, mesmo que indiretamente, prejudiquem ou tragam reflexos negativos nas relações de consumo.