Bombeiros realizam treinamento para ajudar vítimas de tentativa de suicídio
Preocupados com alguns reflexos negativos que o isolamento social pode provocar, principalmente em se tratando de saúde mental, depressão e angústia bombeiros da 1ª Companhia Independente de Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas realizou neste fim de semana um treinamento para atender possíveis vítimas de tentativa de suicídio, com a instrução de abordagem técnica.
O treinamento, que foi realizado na estátua do Cristo no alto da Serra de São Domingos foi dividido em parte teórica e prática e ministrados pelo 2º tenente Tárcio e soldado Frade. Os bombeiros realizaram uma abordagem enfatizando a humanização do atendimento às vítimas que passam por essa situação.
Além dos bombeiros a Polícia Militar também participou da atividade, representada pelo tenente Allan, uma vez que a PM também atende este tipo de ocorrência.
Ao final da instrução, os bombeiros afixaram cartazes com frases de apoio emocional para reflexão na base da estátua.
De acordo com o tenente Tárcio fornecer o apoio emocional às pessoas que necessitam de ajuda num momento de crise é fundamental e para isso, o Centro de Valorização da Vida conta com voluntários que são treinados para conversar a qualquer momento, fornecendo a ajuda necessária. Em momentos de dificuldade e angustia ligue para o 188.
RedePis Poços – Psicólogos voluntários
Além do treinamento e atendimento do Corpo de Bombeiros em Poços de Caldas as pessoas que sofrem com depressão ou precisam de ajuda emocional podem contar também com o trabalho voluntário desenvolvido pela RedePsi Poços, que conta com vários psicólogos para ajudar nos momentos mais difíceis para quem procura alguém para conversar, externar os sentimentos de angustia.
Recentemente a RedePsi Poços disponibilizou em sua página no Facebook uma listagem com os números dos celulares de dezenas de psicólogos tanto em Poços de Caldas e região para que a população possa ligar e simplesmente conversar. Clique aqui para acessar a listagem com os telefones dos psicólogos voluntários