Vigilância Epidemiológica vai investigar o domicílio de paciente vítima da COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica vai investigar o município de origem e residência da paciente de 48 anos, que morreu no início da madrugada de terça-feira,12, na Santa Casa.
A morte foi incluída no Boletim Epidemiológico de ontem. O exame da paciente testou positivo para COVID-19.
Uma amiga da paciente que cuidou dos tramites para o sepultamento informou ao Serviço Funerário que a vítima era natural do Piauí, mas que morava em São Paulo e há dois meses se mudou para Poços com os dois filhos.
Porém, a Secretaria de Saúde informou que um contato da paciente disse que ela estaria em Poços há alguns dias.
A Vigilância Epidemiológica passou a investigar o domício da paciente, tendo em vista que no cadastro do Cartão Nacional do SUS, consta endereço de São Paulo capital.
De acordo com a Secretaria de Saúde as orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, estes casos, estatísticamente, são contabilizados para o município de origem e residência do paciente, por isso, este óbito, embora ocorrido na cidade, não foi somado aos casos positivados em Poços de Caldas, aguardando o encerramento da investigação e a conclusão da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
No Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 14, consta que o número de notificações chegou a 724, sendo que destas, 441 se referem a investigações concluídas, sendo 40 descartados por exame laboratorial e 401 com alta por critério clínico. São 256 casos suspeitos em investigação, dos quais: 250 seguem em isolamento domiciliar.
Dois pacientes seguem hospitalizados em ala e quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva.
O número de casos positivos permanece o mesmo desde o último sábado, 27 ao todo. Destes, 21 pacientes são considerados recuperados, três seguem em isolamento domiciliar, e destes 27 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.
Informe Estadual
O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde desta quinta-feira sofreu alterações.
Agora, o Informe não apresenta mais o número total de notificações e de casos suspeitos.
Em Minas gerais são 3.950 confirmados; 2.131 em acompanhamento; 1.680 recuperados e 139 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.