NotíciasPolíciaTransitoUtilidade pública

Mega Feriado Paulista: Prefeitura reforça barreiras nas entradas da cidade

A Prefeitura de Poços determinou, em decisão conjunta com o comando da Polícia Militar da cidade e Guarda Civil Municipal, a realização de uma Força-Tarefa com o objetivo de reforçar as barreiras nas entradas da cidade. A Força-Tarefa teve início às 19h desta quarta e segue até às 7h da próxima terça, 26.

A Força-Tarefa vai até o dia 26 de maio quando acaba o mega feriado paulista

A ação foi motivada após decisão do prefeito de São Paulo de antecipar dois feriados municipais para esta semana. Com isso, as autoridades locais, prevendo um fluxo maior de pessoas vindo de SP para Poços, determinou o reforço nas barreiras, como forma de prevenção à disseminação do Covid-19 na cidade.

As ações da Força-Tarefa foram decididas durante reunião na manhã desta quarta, 20, no gabinete do prefeito, com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e os secretários de Governo, Celso Donato e de Defesa Social, Rafael Tadeu, além do prefeito Sérgio Azevedo.

Entre as medidas tomadas, está a construção de barreiras físicas para impedir o acesso às estradas vicinais da cidade. Serão colocadas manilhas ou barreiras de terra para fechar entradas pela rodovia Geraldo Martins Costa (rodovia do Contorno), dos bairros Jardim Kennedy e São Bento; na  entrada pela Av Leonor Furlaneto Delgado (estrada da Cachoeirinha) ; na entrada da estrada Alcifrino Leite Miranda (Pq Primavera/Pedreira), no entroncamento com a BR 146 (Poços/Botelhos) na altura da ponte do Rio Pardo; na rua Sebastião do Prado Luz, no entroncamento com a av. Wenceslau Braz.

Será implantada mais uma barreira de fiscalização com agentes da GM e PM, na entrada da região sul da cidade, próximo à rotatória da Saturnino de Brito. Esta vem se  somar às outras barreiras já existentes: no Bortolan, próximo à Danone; próximo à Saturnino de Brito, sentido centro e na saída para o Sul de Minas, próximo à entrada do bairro Parque Pinheiros.

Estes bloqueios serão reforçados durante a Força-Tarefa, com mais agentes de segurança empenhados na ação. Mas, irão permanecer até determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 do município.

De acordo com o capitão PM, Marcus Leandro Silva, a ação da PM será no sentido de dar suporte 24h à  Guarda Civil Municipal, na abordagem de veículos. “O objetivo é restringir ao máximo o acesso à cidade, com foco na saúde dos moradores”.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Marcelo  Bastos, pede a colaboração da população, porque, apesar do aumento do efetivo durante o período da Força-Tarefa, um número maior de carros será averiguado, o que pode causar alguma lentidão no trânsito próximo às barreiras de fiscalização. Ele informa ainda que qualquer dano às barreiras físicas será enquadrado como dano ao Patrimônio Público, e o responsável pode responder a processo. A GM solicita ainda que os condutores  de Poços portem sempre um comprovante de residência na cidade, mesmo que o carro seja licenciado no município. 

O prefeito Sérgio Azevedo destaca que a instalação de mais uma barreira com agentes, no sentido zona sul, além de proteger todos os cidadãos, resguarda principalmente aquela região, uma das mais populosas e importantes da cidade.

Antecipação de feriados

O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas resolveu antecipar dois feriados municipais, que foram remarcados para quarta (20) e quinta (21). Com a antecipação de feriados, a meta é criar uma sucessão de dias em que o isolamento social iguale ou supere o índice mínimo de 55%. Tanto o Prefeito Bruno Covas como o Governador João Doria decretarão ponto facultativo para o funcionalismo público na sexta (22). O objetivo é encadear seis dias com altas taxas de isolamento social para que a transmissão do vírus seja contida de forma mais eficaz na capital paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.